Home > Notícias

Certificado de segurança do Facebook é questionado por desenvolvedores

Taxa de 375 dólares e prazo de expiração de 12 meses são principais objeções dos desenvolvedores de aplicativos para o Facebook.

IDG News Service/EUA

19/11/2008 às 10h19

Foto:

O programa de verificação de aplicativos do Facebook mal foi lançado e já começou a receber críticas dos desenvolvedores. A maioria está descontente com o pagamento de uma taxa de anual de 375 dólares, que deve ser renovada a cada 12 meses.

O desenvolvedor de games Christopher Bourton, da Infinite Pixel Studios, em Londres, se preocupa que este possa ser o primeiro passo para eliminar o status de plataforma tradicionalmente gratuita do Facebook.

"Eu entendo que eles precisam cobrir custos e estão tentando eliminar os maus conteúdos e aplicativos spam. Mas eles não vão conseguir isso. Estamos fazendo parte do trabalho de verificação de aplicativos e também temos de pagar. Não parece correto de jeito nenhum", disse ele.

A primeira onda de opiniões no fórum oficial do Facebook para desenvolvedores têm variado desde usuários céticos a posições realmente negativas. As principais objeções parecem focar na taxa paga pela certificação e o fato de que o selo expira após um ano, o que poderia prejudicar pequenos desenvolvedores que possuem muitos aplicativos.

Sandra Liu Huang, gerente de plataforma de programação do Facebook se disse preocupada pois os desenvolvedores não estão entendendo completamente o objetivo do programa.

"A verificação é uma oportunidade para desenvolvedores interessados em criar um negócio a longo prazo serem capazes de demonstrar aos usuários que estão oferecendo uma experiência confiável", disse ela, acrescentando que o Facebook continuará aberta e gratuita para todos os desenvolvedores.

Para começar, o Facebook prevê o programa como algo puramente opcional, do qual apenas poucas centenas de desenvolvedores irão participar. Atualmente o Facebook tem aproximadamente 48 mil aplicativos em seu diretório e cerca de 400 mil desenvolvedores registrados. O selo "Facebook Verified App" começará a aparecer a partir de 2009.

Segundo Huang, a certificação beneficiará os aplicativos na medida em que vão aumentar sua visibilidade nos mecanismos de notificação do Facebook, como o News Feed e outros recursos de comunicação.

Além disso, os programadores dos aplicativos certificados conseguirão alguns incentivos financeiros, como créditos de publicidade no Facebook e descontos nos eventos para desenvolvedores, completa Huang.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail