Home > Notícias

CES 2010: Gadgets verdes e leitores de e-book darão o tom à feira

Para organizadores, consumidor que sobreviveu à crise ressurge preocupado com impacto ambiental dos aparelhos que deseja comprar.

PC World/EUA

11/11/2009 às 11h51

Foto:

O verde é o novo preto, a cor do momento, e a senha para 2010 é aplicação. E não precisamos esperar pela sexta-feira negra, pois ela já está aqui.

Essa é a atual situação do mercado de eletrônica de consumo - e para onde ele está indo em 2010 - de acordo com a Associação de Eletrônicos de Consumidor (Consumer Electronics Association - CEA), em previsão divulgada nesta terça-feira (11/11) como antecipação à International Consumer Electronics Show 2010, que acontecerá em Las Vegas.

Apesar de as previsões econômicas oferecidas pelo CEO da CEA, Gary Shapiro, e por outros executivos não serem tão ensolaradas, é possível ver algumas brechas nas nuvens com a ascensão de tecnologias como a televisão 3D e leitores de e-book.

O que ficou claro é que os consumidores estão se tornando mais conscientes de tecnologias ecológicas "verdes", os aplicativos estão permitindo inovações em telefones celulares e outros dispositivos, e que, embora muitos setores do mercado de eletrônicos de consumo não crescem, pelo menos eles não estão encolhendo como ocorreu em 2008.

"Acreditamos que julho marca o fim da recessão", diz Sean o CEA Wargo.

Wargo chama a atenção para a queda de 6,3% nas vendas, em unidades, de eletrônicos de consumo no quarto trimestre de 2007 quando comparado com o ano anterior. A CEA espera um aumento de 6% nas vendas em unidades para o quarto trimestre de 2009.

"O verde continua a ser o novo preto", diz Wargo, que acrescentou que os consumidores pareciam dispostos a gastar alguns dólares extras em utensílios ecologicamente corretos.

No entanto, ele também observou que os consumidores estão dispostos em gastar menos nesta temporada de festas, uma tendência que provavelmente continuará no próximo ano.

Ele notou que 60% dos 8 mil executivos da eletrônica de consumo entrevistados para o estudo da CEA "acreditam que esta nova frugalidade veio para ficar".

Enquanto os gastos gerais com presentes neste Natal devem crescer 4%, os gastos com presentes da tecnologia devem crescer 8%, afirmou o diretor de análise da indústria, Steve Koenig.

“Apps ou aplicações é uma palavra que está na moda” diz Koenig, que observou que mais de 100 mil aplicações disponíveis para o iPhone já foram baixadas mais de dois bilhões de vezes. "Apps", acrescentou, será "a palavra mais falada no CES 2010."

Fazendo sua primeira aparição na lista de presentes mais procurados da CEA, o leitor de e-book ocupa o sexto lugar, e o Kindle da Amazon lidera o mercado. No entanto, este mercado ainda está no começo, já que apenas 6% dos entusiastas da tecnologia e 4% do público em geral possuem um leitor de e-book, explica Wargo.

Logo atrás do Kindle na lista dos presentes mais procurados estão o  iPhone, em sétimo lugar, e Blu-ray (em oitavo). Notebooks, leitores de Mp3 e TVs de tela plana encabeçam as primeiras colocações da lista.

O International Consumer Electronics Show abrirá as portas em Las Vegas, no dia 7 de janeiro de 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail