Home > Notícias

CES 2010: o que vimos de legal e também de esquisito na feira

Gadgets variados, tablets, HDTVs 3D, leitores eletrônicos e muito mais. Veja aqui um resumo do maior evento do setor.

Redação da PC World/EUA

12/01/2010 às 11h03

CES2010.jpg
Foto:

ces2010.jpgA equipe de editores de PC World dos Estados Unidos visitou o Consumer Eletronics Show - CES 2010 e, como tudo mundo que esteve lá, enfrentou longas filas (para entrar, comer nos restaurantes fast food e até na hora de ir embora, dispoutando com milhares de outros visitantes os táxis existentes), tudo para encontrar e mostras aos leitores os gadgets mais quentes.

E o que encontramos? TVs de alta definição em 3D, acessórios para iPhone e tablets e mais tablets, além de muitas novidades em computação pessoal e fotografia digital.

Como sempre, o maior evento de tecnlogia do mundo estava recheado de coisa muito bacanas e promissoras. Mas também, como não poderia de ser, há coisas que, digamos, não valem lá muito a pena.

A revolução 3D chegou
As demonstrações em 3D da Panasonic nos convenceram disso. Mas o melhor implementação da tecnologia 3D que vimos por lá ainda não está disponível: a HDTV 3D, da Sony, com painel LCD OLED de 24,5 polegadas.

Muito caro - Possuir um sistema IMAX 3D em casa vai pesar no orçamento. As novas TVs de 120 Hertz e aparelhos de Blu-ray não são baratos.

Imagine convidar os amigos para uma sessão de cinema em casa. Você terá que emprestar óculos 3D para cada um. Até a tecnologia desses óculos melhorar e tornar-se popular, ficando com preço mais atraente, os consumidores devem pensar duas vezes antes investir nesse tipo de entretenimento.

3d-livingroom.jpg

Quando - Alguns modelos de óculos 3D são futuristas, mas a maioria não oferece grande coisa. Todos são necessários para assistir programações nas HDTVs 3D apresentadas na CES. Mas não importa a quantidade dos modelos apresentados; seu design dá a impressão de que ainda não chegaram a uma versão final. E os modelso feitos para encaixar sobre os óculos (de quem usa óculos corretivos), na verdade, não encaixam direito.

O mundo móvel
O Nexus One foi culpado pela alteração de muitos planos de vôo. O problema não foi o smartphone, mas sim o momento do lançamento. Por que o Google agendou um evento para a imprensa na semana da maior feira de tecnologia da atualidadee não o fez no próprio evento? Há quem diga que isso se deu por conta da agenda tumultuada de eventos para a imprensa durante o CES 2010.

Esperávamos mais - A Palm anunciou apresentou versões atualizadas de seus smartphones, o Palm Pre Plus e o Pixi Plus. O primeiro tem como novidade servir como ponto de acesso Wi-Fi para até cinco dispositivos. Já o Pixi Plus virá com acesso a Wi-Fi (a versão anterior não oferece acesso a redes sem fio).

pre_plus.jpg

A Palm precisava de algo maior para competir com a onda de telefones com sistema Android que estão aparecendo a cada dia. A empresa carece de smartphones com telas maiores, teclados melhores e processadores mais rápidos. Por enquanto ainda estão sendo superados pelo iPhone e aparelhos com Android.

Projetor Pico - Um projetor tão pequeno que não pode ser chamado de mini, nem micro e, sim, pico. Na verdade, ao contrário de outros projetores de tamanho reduzido, o Blackberry Presenter faz uma ponte sem fios entre o aparelho celular e o Pico Projeto, que é conectado a um projetor comum. Ele mede 8,6 centímetros de largura por 6,1 cm de profundidade e 2,3 cm de altura e custa 299 dólares.

 blackberrypresenter1.jpg

Novidades com Windows Mobile - O HTC HD2 movimentou a blogosfera logo após ser lançado na Ásia e na Europa. Com um design superfino, tela de 4,3 polegadas e o poderoso processador Snapdragon de 1 GHz, ele é, de longe, o melhor smartphone com Windows Mobile que já vimos.

htc-hd2.jpg

Ok, um PC portátil de pequenas dimensões - O Lenovo Skylight é o primeiro produto da empresa nesta categoria e parece bem promissor. Pesa apenas 880 gramas, a bateria dura até 10 horas e possui Wi-Fi e conectividade 3G. O ultraportátil tem tela de 10 polegadas com resolução de 1280 por 720 pontos e o teclado é confortável. Começará a ser vendido em abril por 499 dólares. Preços subsidiados por operadoras não foram divulgados.

lenovoskylight.jpg

Quer pagar quanto?  Não se sabe direito com se pronuncia a palavra Zomm, mas pagar 80 dólares parace muito. Zomm é um pequeno disco que vibra e pisca quando seu celular Bluetooth ultrapassa certa distância. O fabricante informa que é o primeiro dispositivo do mundo projetado contra a perda do aparelho celular. Mas pelo preço é melhor simplesmente comprar um celular barato.

zomm_350.jpg

Um verdadeiro hotspot - O roteador Overdrive 3G/4G Sprint, da Sierra Wireless é o primeiro produto desse tipo que funciona em dual mode. O dispositivo se conecta à rede 3G da operadora Sprint e conecta na rede 3G dessa operadora ou na rede 4G WiMAX da Clearwire. (nos Estados Unidos, ela já abrange 27 cidades e chegará a 80 em 2011). E também conecta até cinco dispositivos via tecnologia Wi-Fi. Entre os dispositivos conectáveis pode estar um um iPod Touch executando Skype (voz) ou até mesmo um laptop executando vídeos em streaming. Já está à venda por 100 dólares.

Tablets e e-readers em todo canto

Se você já está cansado de ouvir em aparelhos compactos, pode culpar a nVidia pela inovação da tecnologia do processador móvel Tegra. O chip permite que os dispositivos tenham melhor eficiência energética ao agrupar muitos núcleos em um único processador .

Há muita promessa aqui, como exemplo, celulares que acessam vídeo em full HD (1080p) e com bateria que pode durar dias seguidos. Apenas temos que esperar para ver se o desempenho fará jus ao prometido.

nvidiategra.jpg

E-readers -Vimos muitos modelos de leitores de e-books no Consumer Electronics Show. Um dos que nos chamou a atenção foi o Alex Reader, de 349 dólares. Ele não tem a maior tela e nem é colorido, mas é baseado no sistema Android e sua capacidade para visualizar o conteúdo em qualquer site da web é um diferencial frente aos concorrentes.

Outro E-reader atraente é o Plastic Logic Que. Possui tela de 10,7 polegadas e LCD sensível ao toque com tecnologia capacitiva que permite girar a página por gestos e não por botões físicos. Os livros podem ser baixados da livraria Barnes & Noble e estará disponível em abril, na versão com Wi-Fi e 4 GB por 649 dólares e uma versão com Wi-Fi, 8 GB e 3G por 799 dólares.

plastic_logic_que.jpg

Boxee - A D-Link foi a primeira fabricante a desenvolver um hardware para o gerenciamento de mídias. A caixa tem um formato estranho mas ela não ocupa muito espaço ao ficar do lado de um TV. Tem conexão wireless com o PC e assim pode reproduzir fotos, vídeos e música na sua TV. Sua interface é amigável e o gadget suporta uma longa lista de formatos de mídia. O Boxee estará disponível por 199 dólares, no segundo trimestre de 2010.

boxee1.jpg

Os fios estão sumindo
O Display Wireless da Intel é exatamente isso o que o nome sugere. Um laptop equipado com essa tecnologia poderá se conectar a um TV ao pressionar um único botão, oferecendo uma tela bem maior sem usar fios. Apenas uma ressalva: o streaming de vídeo ainda está bloqueado, por isso não suporta conteúdo protegido, como filmes em Blu-ray ou DVDs. A Dell, Sony e Toshiba devem lançar notebooks com a tecnologia ainda em janeiro de 2010.

wifi_display.jpg 

A Imation apresentou um dispositivo (ainda sem nome) que recebe áudio e vídeo de seu computador a 15 megabytes por segundo. O aparelho é ligado na entrada HDMI da TV e um dongle USB é plugado no PC e está pronto.

É possível transmitir vídeos em 720p até 10 metros de distância. O preço é de 199 dólares e estará disponível a partir de março. Mas fica aqui a sugestão para os fabricantes de TV embutirem esse dispositivo em seus produtos.

Moxi - O Moxi Mate é um mídia player que pode trabalhar offline ou em conjunto com o Moxi HD DVR. O produto pode se conectar diretamente à internet (via cabo Ethernet) e acessar vídeos a partir de alguns fornecedores (incluindo Hulu, Netflix e Youtube). Mas, pelo que oferece, seu preço é um pouco alto – 299 dólares. Especialmente porque a interface não é muito amigável e também não tem armazenamento. Além disso, o fato de precisar de fios para se conectar à internet e ao DVR HD deixa a deseja.

Skype em HD
LG e Panasonic anunciaram parceria com o Skype (que incluiu vídeo em alta definição no serviço) e vão colocar o software de telefonia pela web em seus HDTV. Algumas de de suas novas TVs já trazem webcam.

skypehd.jpg

Para portáteis potentes
O Speaker Lapdesk N700, da Logitech, resolve dois problemas comuns de notebooks: o superaquecimento e o som “rachado”. Basta colocar o notebook em cima do produto que tem o tamanho de um caderno universitário. Ligado na USB, ele aciona ventiladores e o mesmo cabo oferece saída para os alto-falantes embutidos. Chega em fevereiro nos Estados Unidos, por 80 dólares.

Visão ampliada
O display com tecnologia multitoque apareceu em vários tipos de aparelhos no CES 2010,  mas a MSI inovou inserindo duas telas com a tecnologia em um netbook. O protótipo ainda não está em produção e também não foram anunciados preço nem data de lançamento. Mas essa invenção une a portabilidade de um netbook, pois as duas telas são dobráveis, com o conforto de usar um display grande.

msi_dual_screen.jpg

Qual é o limite das câmeras compactas?
A Cybershot DSC-HX5V tem zoom óptico de 10X, filma em full HD (1080i), possuir GPS, bússola digital e modo Panorama. Além disso tudo, transfere arquivos por Wi-Fi. Quer mais?

A Casio EX-FH100 tem um modo de disparo rápido que tira 40 fotos por segundo. A Samsung CL80 tem zoom óptico de 7x e display sensível ao toque com tecnologia  AMOLED, transmite arquivos via Wi-Fi e um design inovador.

cyber-shot_dsc-hx5v.jpg

Mini impressora
Muito discreta, a impressora portátil da Pandigital é a primeira a usar tecnologia de tinta Zink Zero para imprimir imagens no tamanho de quatro por seis polegadas, mas a qualidade ainda precisa melhorar.

zink.jpg

A Sony se rende aos cartões SD
Proprietária do formato Memory Stick que utiliza em seus produtos há anos, a Sony  passa a adotar cartões SD / SDHC para o armazenamento em câmeras. Mas se você possui muitos cartões Memory Stick, fique tranquilo. As novas câmeras ainda vão trazer slot para esse tipo de memória flash.

Gadgets, games e muito mais
Rádio na Internet já existe há algum tempo, mas a empresa britânica Pure inovou com o Sansia. Com interface colorida sensível ao toque, design elegante e uma biblioteca infinita de estações, o equipamento foi um dos gadgets mais divertidos do CES 2010.

O Fone de ouvido Ear Vibe, da Technocel funciona como promete, fazendo você vibrar junto com as batidas do rap ou rock’n roll. Mas se isso é algo bom ainda não dá pra saber com certeza: depois do teste, nossos ouvidos ainda estavam se contraindo.

pure.jpg

Carros também ganham novidades hi tech
A Ford trouxe o Myford painel touch, que será incluído em 2011 no Ford Edge. Ele se conecta à internet com modem USB, reconhece vários formatos de mídia e, no futuro, irá se conectar a dispositivos móveis que poderão ser operados por voz ou pelo painel de instrumentos.

myfordtouchdash.jpg

Quebrando barreiras
A interface USB 3.0 foi anunciada por uma série de fabricantes. Nossos testes iniciais com o My Book, HD externo da Western Digital, mostrou bastante desempenho. Mas enquanto esse primeiro drive é de 3,5 polegadas, grande, ficamos anciosos para ver o Seagate Armor PS110, uma unidade portátil de 2,5 polegadas.

mybook30.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail