Home > Notícias

CES 2011 começa na semana que vem; confira destaques

Evento, realizado em Las Vegas, nos EUA, trará novos tablets, smartphones 4G e TVs 3D de 72 polegadas

IDG News Service

30/12/2010 às 19h03

Foto:

Com o sucesso do iPad em 2010, não é preciso ser adivinho para saber qual será um dos destaques da CES, evento que acontecerá na semana que vem em Las Vegas, nos Estados Unidos: tablets, dezenas deles.

Vários fabricantes mostrarão seus "iPads", que chegam para tentar brigar com o equipamento da Apple. Grande parte desses novos portáteis utilizam o Android, sistema operacional da Google. Mas a Microsoft, que ficou para trás nesse mercado, deve ter novidades. Em sua palestra do dia 5/1, Steve Ballmer CEO da empresa, deve mostrar protótipos rodando versões prévias do sistema operacional da empresa para tablets. Com relação ao tamanho, haverá opções para todos os gostos, indo de 6 a 12 polegadas, e a NEC promete mostrar um modelo que tem, inclusive duas telas.

Empresas de processadores também brigam para abocanhar esse filão. A Intel enfrenta a concorrência de fabricantes de chips baseados na tecnologia Arm, como Freescale e Nvidia. A Freescale afirma que 23 tablets baseados em seus processadores serão exibidos na CES 2011, enquanto que a Nvidia, mais conhecida por suas placas aceleradoras, diz apenas que "vários aparelhos" com seu chip Tegra serão lançados no evento. 

Com o recente lançamento de redes celulares 4G LTE nos Estados Unidos, smartphones compatíveis com essa tecnologia de acesso rápido devem ser  anunciados. A Verizon inaugurou sua rede em dezembro com a promessa de downloads até dez vezes mais rápidos que os feitos com 3G. E afirmou no Twitter que os primeiros aparelhos serão vistos na CES. Ainda entre os smarpthones, modelos com o Windows Phone 7, sistema operacional lançado pela Microsoft no final de 2010, também serão vistos.

Mas há mais que tablets e celulares no evento. TVs 3D, um item importante na CES 2010, estão de volta na edição de 2011. A Toshiba mostrará seu modelo que dispensa o uso de óculos especiais e a LG quer exibir um equipamento com nada menos que 72 polegadas 3D, além de versões portáteis de suas TVs. Para, completar players de Blu-ray 3D.

Com os computadores cada vez mais presentes nos carros, fabricantes de veículos já fizeram suas reservas na feira.  Rupert Stadler, chairman da Audi, e Alan Mulally, presidente e CEO da Ford, farão apresentações para falar sobre o uso de tecnologia nos veículos. E a Chevrolet promoverá test drives do Volt, seu carro totalmente elétrico.

A CES 2011 deve atrair cerca de 120 mil pessoas a Las Vegas, segundo os organizadores, com a participação de 2.500 empresas exibidoras. O evento vai de 6/1 a 9/1, com alguns anúncios acontecendo um dia antes da abertura. Acompanhe a cobertura do evento na PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail