Home > Notícias

CES 2012: Broadcom irá apresentar chips Wi-Fi 4 vezes mais rápidos

Padrão 802.11ac será capaz de quebrar a barreira do Gigabit, de acordo com a empresa

Stephen Lawson

06/01/2012 às 19h52

Foto:

A CES 2012, que acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro servirá de palco para um tipo novo de Wi-Fi, quatro vezes mais rápido do que o equipamento atual, com pelo menos um grande fabricante anunciando e demonstrando chips com padrão IEEE 802.11ac. A Broadcom irá exibir quatro componentes para computadores e eletrônicos de consumo na quinta-feira (12/01) e afirmou que já está entregando amostras dos componentes para outros fabricantes. 

A especificação IEEE 802.11ac ainda está sendo desenvolvida, porém os equipamentos feitos a partir do padrão são esperados para chegar ao mercado até o fim deste ano. Apesar do fato da Wi-Fi Alliance afirmar que a certificação dos produtos não deva começar antes do último trimestre, dispositivos devem aparecem nas lojas a partir do meio do ano,  segundo Michael Hurlston, vice-presidente sênior e gerente da divisão de wireless da Broadcom.

Quebrando a barreira
A nova geração de redes, chamada pela Broadcom de “Wi-Fi 5G”, estará disponível em versões com velocidades de até 1.3Gbps. Isso será traduzido como 1.1Gbps em desempenho no dia-a-dia na versão mais avançada da tecnologia, que irá utilizar três fluxos de dados, explicou Hurlston. Mesmo assim, até a velocidade básica do 802.11ac será capaz de ultrapassar os equipamentos com frequência 802.11n. Um único fluxo de dados (que pode ser utilizado em celuares, por exemplo) tem velocidade de 433Mbps (ou 350Mbps no mundo real), enquanto que dispositivos multifluxo atuais geralmente não ultrapassam 300Mbps.

O padrão 802.11ac alcança essa performance através de uma variedade de mecanismos, incluindo um canal de banda mais abrangente, de 80MHz ou mais, e um esquema de maior modulação, que  direciona o sinal de rádio. Além disso, a nova tecnologia irá utilizar a banda 5GHz, atualmente, bem menos congestionada do que a banda wireless de 2.4GHz de outros aparelhos. 

Mais velocidade e menos energia
Com a performance melhorada, o streaming de vídeos será aprimorado em casa, no celular, assim como em outros aparelhos e PCs  e, como a frequência pode enviar bits mais rapidamente, ela pode ficar ociosa mais rapidamente, diminuindo o consumo de energia em comparação ao padrão 802.11n

Com a linha 11ac inicial, a Broadcom pretende focar em chips para PCs, roteadores, TVs, set-top boxes e outros produtos domésticos. Interfaces USB podem ser utilizadas tanto para clientes Wi-Fi externos, plugados em porta, quanto para componentes integrados integrados aos aparelhos, explicou Hurlston. 

Chips para celular com Wi-Fi 11ac, que irão precisar de interfaces diferentes, serão lançados ainda este ano pela Broadcom, garantiu o vice-presidente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail