Home > Notícias

CES 2012: Intel mostra protótipos de smartphones e tablets com Atom

Aparelhos demonstraram bom desempenho em multimídia, com autonomia e bateria dentro da média do mercado

*Rafael Rigues, PCWorld Brasil

11/01/2012 às 11h45

Foto:

A Intel demonstrou em seu stand na CES 2012 (10 a 13 de Janeiro em Las Vegas, EUA) protótipos de smartphones e tablets equipados com seu processador "Medfield", primeiro chip da empresa desenvolvimento especialmente para este tipo de aparelho.

Um dos aparelhos em exibiçãoo era um protótipo do IdeaTab K2110, um tablet da Lenovo que deve chegar primeiro ao mercado chinês. O tablet, que tem uma tela de 10.1", tem a mesma espessura de um iPad 2, câmera traseira, tecnologia NFC (comunicação por proximidade) e estava rodando o Android 4 "Ice Cream Sandwich".

CES_tabletandroidintel
 IdeaTab K2110 será lançado primeiro na China

O outro aparelho era um "design de referência" (ou seja, um aparelho construído pela Intel para mostrar aos fabricantes o que pode ser feito com seu chip) de um smartphone, com design similar ao do iPhone 4, Android 2.3, processador Atom Z2460 single-core rodando a 1.6 Ghz, tela de 4" e câmera traseira de 8 MP. Segundo a empresa, a autonomia de bateria chega a 8 horas de conversação ou 5 horas de navegação na web em 3G, similar ao que vimos em smartphones já no mercado como o Motorola RAZR.

CES_smartphoneandroidintel
Smartphone tem processador de 1.6 GHz e ótimo desempenho

Tanto smartphone quanto tablet demonstraram excelente desempenho durante um rápido teste, seja na navegação na web, jogos como "Modern Combat 2" ou mesmo exibindo um vídeo em Full HD em uma TV conectada via HDMI. Sem engasgos, sem perda de quadros e, mais interessante, sem esquentar, como fazem alguns smartphones atuais.

CES_demosmartphoneintel
Um smartphone com processador Atom foi usado para reproduzir conteúdo em Full HD em uma TV, sem engasgos

A Intel espera que os primeiros smartphones e tablets equipados com seu processador MedFiled cheguem ao mercado ainda neste ano.

* O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Lenovo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail