Home > Notícias

CES 2013: ASUS coloca o Windows 8 e Android 4.1 juntos num “tabletão”

Transformer All-In-One P1801 tem tela de 18.1 polegadas e pode ser usado como um desktop ou tablet, com o sistema operacional que mais agradar ao usuário

Melissa J. Perenson, PCWorld EUA

08/01/2013 às 18h12

Foto:

O público em geral pode conhecer a ASUS por produtos como os tablets Eee Pad Transformer ou Nexus 7, mas os entusiastas da tecnologia a conhecem por suas reinterpretações audaciosas, e às vezes um pouco malucas, dos tradicionais formatos dos computadores. A última novidade da empresa? Um misto de desktop e tablet que não te fazer escolher entre o Windows ou o Android.

À primeira vista o Transformer All-In-One P1801 parece um PC “All in One” (onde todos os componentes são montados atrás do monitor) convencional, com uma exceção: a tela de 18.4 polegadas é removível, e montada em uma espécie de “dock”. Ou seja, a máquina é um desktop que vira um “tabletão”.

asus_aio_transformer_frente-360px.jpg
ASUS  Transformer All-In-One P1801

Ao ligar a máquina a abordagem única deste All in One se torna mais evidente: a máquina roda tanto o Windows 8 quanto o Android 4.1 Jelly Bean, uma combinação de sistemas incomum. É possível alternar entre eles simplesmente pressionando um botão na lateral direita da tela. A transição é transparente, e torna viável a idéia de “pular” de um sistema para o outro ao longo do dia. Até o momento, o maior tablet Android que já havíamos visto era o Toshiba Excite 13, com uma tela de 13 polegadas.

A dupla personalidade vai além do sistema operacional. Também há dois processadores, um Intel Core i5 (ou Core i7) na base, e um Nvidia Tegra 3 na tela, além de um HD de 1 TB na base e 32 GB de memória flash no tablet.

asus_aio_transformer_lateral-360px.jpg
O botão azul faz a "mágica" e muda do Windows 8 para o Android, e vice-versa

Quando desconectado da base o “tablet” pesa cerca de 2.6 Kg. Ou seja, não é algo que você vai carregar por aí sem nem sentir o peso. Mas graças a uma boa distribuição do peso o aparelho não pareceu grandalhão ou desengonçado. Isso pode ser devido ao fato de que a tela/tablet tem uma alça que facilita o desencaixe e o transporte. Também há um “pézinho” integrado para apoiar o tablet na mesa para uma apresentação ou assistir a um filme. 

A tela de LCD 18,4 polegadas com tecnologia IPS e iluminação LED é capaz de registrar até 10 toques simultâneamente e tem resolução de 1920 x 1080 pixels. Minha única reclamação sobre ela é que o espaço entre o vidro e o LCD (chamado “Air Gap” na indústria) é um dos maiores que já vi em um bom tempo, e isso ajuda a aumentar os reflexos e reduz a clareza da imagem.

asus_aio_transformer_android-360px.jpg
Transformer All-in-One roda o Android 4.1 em um processador Tegra 3

A tela pode ser usada como um tablet com Windows 8 se estiver conectada sem fios à “base” que contém o processador Intel e o HD. Mas se você exceder o alcance da conexão (números ainda não foram definidos) ela troca automaticamente para o sistema Android. A base tem várias opções de conectividade, incluindo quatro portas USB 3.0.

O Transformer All-In-One P1801 custará a partir de US$ 1.299, e segundo a empresa estará nas lojas ainda no primeiro trimestre deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail