Home > Notícias

CES 2013: Em breve USB 3.0 permitirá a transferência de dados a 10 Gb/s

Especificação da tecnologia SuperSpeed USB está quase completa, mas ainda não há previsão para a chegada dos primeiros produtos compatíveis.

Mikael Ricknäs, IDG News Service

07/01/2013 às 14h47

Foto:

Uma versão aprimorada do padrão USB 3.0 será capaz de transferir dados em velocidades de até 10 Gb/s, duas vezes a velocidade das conexões atuais.

Batizado de SuperSpeed USB, o suplemento da especificação USB 3.0 deve ser completado até meados deste ano, disse o USB 3.0 Promoter Group neste domingo durante a CES 2013 em Las Vegas, nos EUA. Entretanto, não foram divulgados detalhes de quando os primeiros produtos compatíveis com a tecnologia estarão disponíveis. Uma conferência discutindo detalhes da especificação será organizada no início de fevereiro pela Intel.

A nova versão do protocolo terá um sistema de codificação de dados aprimorado, o que permite transferências mais eficientes, mas apesar do ganho na velocidade será compatível com os cabos e conectores já existentes, de acordo com o grupo. A maior velocidade na transferência de dados deve beneficiar os usuários que lidam com arquivos grandes, incluindo vídeos em Full HD e 3D, bem como fotos feitas com câmeras como a Nikon D600, que tem um sensor de 24.3 MP.

O USB 3.0 Promoter Group é composto pela Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, ST-Ericsson e Texas Instruments. O grupo lançou a versão original da especificação USB 3.0 em Novembro de 2008, e também desenvolveu a USB Power Delivery Specification, que permite que cabos e conectores USB transfiram mais energia aos dispositivos conectados. De acordo com o USB Implementers Forum, produtos compatíveis com esta especificação já estão sendo desenvolvidos.

No domingo o USB Implementers Forum também fez uma retrospectiva de um 2012 de sucesso, durante o qual o número de produtos USB 3.0 certificados dobrou em relação ao ano anterior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail