Home > Notícias

CES 2013: Nvidia anuncia o “Project Shield”, um videogame portátil

Aparelho é baseado no novo processador Tegra 4 e roda o sistema operacional Android

Martyn Williams, IDG News Service

07/01/2013 às 9h16

Foto:

A Nvidia guardou sua maior surpresa para o final de sua conferência de imprensa durante a CES: um videogame portátil baseado em seu novo processador Tegra 4 e baseado no sistema operacional Android. Um protótipo funcional do aparelho, batizado de “Project Shield”, foi demonstrado durante a conferência pelo CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang. Uma data de lançamento não foi anunciada. 

O console se parece com um gamepad de um console moderno, como o Xbox 360, porém maior e com uma tela no topo. Tem três baterias internas que garantem “entre 5 a 10 horas de jogo”, de acordo com o executivo, um sistema de áudio de alto desempenho e tela de 5 polegadas com resolução HD (720p).

Huang demonstrou alguns dos recursos do aparelho, que incluem exibição dos jogos em uma TV, partidas multiplayer com outros jogadores equipados com o mesmo aparelho e a reprodução de vídeo em 4K (Ultra Alta Definição) em uma TV 4K. Este é um novo formato de vídeo que está sendo promovido pelos fabricantes de TVs, que tem quatro vezes a resolução de imagem de uma TV de alta-definição tradicional.

project_shield-360px.jpg
Nvidia Project Shield: processador Tegra 4 e sistema Android

Além dos jogos desenvolvidos para Android (que serão promovidos pela Nvidia através de seu app Tegra Zone), o Project Shield também poderá rodar jogos de PC disponíveis no serviço online Steam tirando proveito do Nvidia Grid, um sistema gráfico baseado na nuvem que também foi anunciado neste domingo. Basicamente os jogos são executados em um servidor remoto, e apenas a imagem é enviada para o console, o que resulta em gráficos de alta-qualidade sem a necessidade de hardware sofisticado. A tecnologia é similar à de um outro serviço já em operação nos EUA, o OnLive.

O aparelho marca uma expansão no portfólio de produtos da Nvidia, que tradicionalmente é centrado em GPUs (as famílias GeForce e Quadro) e, mais recentemente, processadores para dispositivos móveis (a família Tegra). Empresas como a Microsoft e a Google também estão experimentando o mercado de hardware.

Antes de demonstrar o protótipo, Huang mostrou um vídeo do aparelho, que arrancou aplasos de alguns membros da platéia. “Vou buscar seu dinheiro em breve”, brincou Huang em resposta, sem mencionar preços.

Mas o executivo terá de trabalhar duro para conseguir vendas no competitivo mercado de jogos portáteis. A Nintendo e a Sony, que produzem o Nintendo 3DS e o PlayStation Vita, estão enfrentando concorrência cada vez maior de smartphones e tablets. A Nvidia terá de competir com estas empresas e também com os fabricantes de smartphones e tablets, muitos dos quais são seus clientes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail