Home > Notícias

CES 2013: OLPC anuncia tablet Android com tela de 7”

XO-Tablet será vendidos em lojas da rede Wal-Mart nos EUA

Agam Shah, IDG News Service

09/01/2013 às 14h17

Foto:

A organização One Laptop Per Child está de volta ao mercado de tablets, anunciando um novo aparelho com tela de 7” e sistema operacional Android que será oferecido nas lojas e incluirá seu software educacional. Batizado de “XO Tablet”, o aparelho foi apresentado durante a CES 2013 em Las Vegas. A OLPC irá licenciar o design para a Sakar International, que irá comercializar o tablet nos EUA através das lojas da rede Wal-Mart.

A OLPC é uma organização sem fins lucrativos que foca na criação de aparelhos para ajudar a educação de crianças em países em desenvolvimento. No ano passado a empresa apresentou durante a CES o tablet XO-3, que tinha uma tela de 8”, mas o projeto foi abandonado já que organização teve dificuldades para finalizar o design e encontrar parceiros para produzir o aparelho.

Entretanto, a OLPC disse que algumas das tecnologias chave derivadas do XO-3, como alimentação flexível e eficiência na recarga, podem aparecer em hardware futuro. A OLPC também disse que irá focar menos no desenvolvimento de hardware e mais em projetos educacionais. O design do XO Tablet também será licenciado a fabricantes em outros países.

O tablet estará disponível nas lojas da rede Wal-Mart ainda neste ano, disse a OLPC. O preço não foi informado. O XO-3 tinha um preço inicialmente estimado em US$ 75, depois US$ 100, mas a organização tem um histórico passado de não atingir suas metas de preço. O primeiro produto da organização foi o XO-1, mais conhecido como o “Laptop de 100 dólares”, que no final das contas acabou custando o dobro disso.

xotablet-360px.jpg
OLPC XO-Tablet: tela de 7" e Android com software educacional

O XO Tablet tem um processador dual-core, 1 GB de RAM, Wi-Fi, 8 GB de memória interna, um slot para cartões microSD, uma porta MicroUSB e duas câmeras (traseira e frontal). A tela tem resolução de 1024 x 600 pixels.

O novo tablet também tem um pacote de software educacional para crianças, rodando sobre uma versão do Android. O pacote de software inclui controles de uso e navegação (para os pais) e recursos de auxílio ao aprendizado.

Nicholas Negroponte, Chairman da OLPC, disse que os tablets são ferramentas eficazes no aprendizado. Através de seus projetos educacionais a OLPC vem colocando tablets Motorola nas mãos de crianças em países em desenvolvimento, e os resultados até agora tem sido positivos, com as crianças aprendendo o básico de leitura e escrita e até mesmo como “hackear” os tablets sem muita dificuldade. A OLPC também está aberta à idéia de colocar tablets “robustos” de outros fabricantes nas mãos das crianças.

A OLPC também está demonstrando na CES seu mais novo híbrido de notebook e tablet, o XO-4 Touch, que tem uma tela que pode ser girada e dobrada sobre o teclado. O XO-4 lembra o XO-1 original, mas tem uma tela sensível ao toque. A organização também está envolvida no desenvolvimento do Sugar, uma interface para o sistema operacional Linux com ferramentas educacionais integradas, para crianças. Neste semana a OLPC lançou a versão mais recente da Sugar, que adiciona o suporte à tela de toque do XO-4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail