Home > Notícias

CES 2013: Protótipo de tablet tem tela flexível

Batizado de PaperTab, aparelho está sendo desenvolvido pela Intel, Plastic Logic e Queens University e pode chegar ao mercado em três a cinco anos.

Agam Shah, IDG News Service

07/01/2013 às 15h17

Foto:

Um protótipo de um tablet com tela flexível e bordas que podem ser dobradas para mudar de “página” deve ser mostrado durante a CES 2013 nesta semana. O PaperTab tem uma tela de 10,7 polegadas em tons de cinza e está sendo apresentado como uma alternativa futura aos tablets mais pesados com telas de vidro. O aparelho está sendo desenvolvido em conjunto pela Intel, Plastic Logic e Queen's University no Canadá.

Este tipo de tablet poderá estar comercialmente disponível em três a cinco anos, mas uma data definitiva não pode ser determinada no momento, disse Roel Vertegaal, professor de interação homem-máquina na Queen's University School of Computing, via e-mail.

Os protótipos atuais tem telas em tons de cinza, mas tablets flexíveis com telas coloridas também estão em desenvolvimento, disse Vertegaal. “No protótipo atual as telas são alimentadas através de um cabo, para criar a sensação de menor espessura possível. Temos versões que são completamente autocontidas, incluindo baterias flexíveis”, afirmou Vertegaal, que completa dizendo que agora falta comercializar a tecnologia. O tablet é baseado em um processador Intel Core i5 da família Sandy Bridge. De acordo com Vertegaal, também há versões com semicondutores embutidos dentro do substrato flexível.

papertab-360px.jpg
Protótipo de um PaperTab. Tela é flexível

O tablet tem um novo modo de uso em que cada aplicativo roda em um PaperTab separado, como anotações em folhas separadas em um bloco de papel. Uma lista de aplicativos é mostrada em um PaperTab, e clicar em um ícone abre o aplicativo em outro PaperTab. Os tablets também podem ser encadeados para mostrar imagens em widescreen.

Os usuários podem ter diferentes PaperTabs rodando múltiplos aplicativos, mas os tablets também podem interagir um com o outro. Por exemplo, um deles pode mostrar a caixa de entrada do seu e-mail, e uma nova mensagem pode ser composta separadamente em outro simplesmente tocando os dois PaperTabs.

Um teclado virtual também pode ser usado para entrada de dados, de acordo com um vídeo no YouTube demonstrando a nova tecnologia. No modo e-Book a tela flexível pode ser dobrada à esquerda ou à direita para trocar entre páginas.

A Plastic Logic é uma empresa com sede no Reino Unido, e desenvolve tecnologia para telas e-Ink com substratos e semicondutores flexíveis. O Human Media Lab (HML) da Queen's University também desenvolveu um protótipo de um smartphone flexível chamado PaperPhone, que funciona como um smartphone convencional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail