Home > Notícias

CES 2013: Qualcomm apresenta novos chips para smartphones e tablets

Snapdragon 800 opera a até 2.3 GHz, tem suporte a novas tecnologias de redes 4G e Wi-Fi e é capaz de reproduzir e gravar vídeo em resolução Ultra HD

Rafael Rigues

08/01/2013 às 2h39

Foto:

O CEO da Qualcomm, Dr. Paul Jacobs, subiu ao palco na madrugada desta terça-feira para ministrar a palestra de abertura da CES 2013. Em uma apresentação “eclética” que contou com a participação do CEO da Microsoft Steve Ballmer, do bispo sul-africano Desmond Tutu, do cineasta Guillermo Del Toro, da banda Maroon 5 e até mesmo de Garibaldo (de Vila Sésamo) o executivo abordou vários tópicos, mas o principal destaque foi uma nova linha de processadores para smartphones e tablets, composta por dois modelos: o poderosíssimo Snapdragon S800 e seu irmão menor, mas ainda muito potente, o Snapdragon 600.

Snapdragon 800

Só há uma palavra para descrever o novo carro-chefe da Qualcomm, o Snapdragon 800: monstro. O chip é baseado na nova CPU Krait 400 em uma configuração quad-core, com cada núcleo operando a até 2.3 GHz. O processo de produção em 28 nm garante o baixo consumo de energia: segundo a fabricante a performance por Watt do processador é “superior a qualquer chip dos concorrentes, mesmo os novos” (provavelmente uma menção ao recém-anunciado Nvidia Tegra 4) e o desempenho é 75% superior ao da geração anterior (o Snapdragon S4 Pro). 

Além da nova CPU também há uma nova GPU, a Adreno 330, que tem desempenho até 2x superior ao da atual Adreno 320, e é capaz de garantir gráficos em 3D com “qualidade de um console de videogame” em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) a 30 quadros por segundo, consumindo metade da energia de sua antecessora.

A nova GPU também é capaz de decodificar vídeo em resolução Ultra HD (3840 x 2160 pixels, também conhecida como “4K”) com som Surround em 7.1, fato demonstrado pelo cineasta Guillermo Del Toro, que veio ao palco apresentar seu novo filme Pacific Rim. O trailer, em resolução Ultra HD, estava sendo reproduzido em um tablet com um processador Snapdragon 800.

E a cereja no bolo: o chip também é capaz de gravar vídeo em Ultra HD, algo impressionante se considerarmos que há menos de 2 anos atrás estávamos maravilhados com os primeiros smartphones capazes de gravar vídeo em Full HD, como o Samsung Galaxy S II.

Além de tudo isso o Snapdragon 800 tem suporte à tecnologia LTE Advanced, que permite velocidade de download de até 150 Mbit/s em redes 4G compatíveis. Também há suporte à tecnologia 802.11ac, um novo padrão de redes Wi-Fi que permitirá transferência de dados a até 1 GBit por segundo.

Segundo a Qualcomm, os primeiros aparelhos equipados com processadores Snapdragon 800 deverão chegar ao mercado, no exterior, em meados deste ano.

Snapdragon 600

Este é o “irmão menor” do Snapdragon 800, mas ainda assim muito poderoso. É baseado na CPU Krait 300 também em configuração quad-core, operando a até 1.9 GHz e uma GPU Adreno 320 mais rápida que as atuais. O resultado é desempenho até 40% superior aos dos atuais Snapdragon S4 Pro, com um consumo menor de energia.

Os primeiros aparelhos com o Snapdragon 600 devem chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail