Home > Notícias

CES 2013: Samsung promete “um mundo de possibilidades” com novas TVs

Aparelhos integram múltiplas fontes de conteúdo online e TV ao vivo, rodam apps e respondem a gestos e comandos de voz.

Amber Bouman, PCWorld EUA

08/01/2013 às 17h33

Foto:

Durante sua coletiva de imprensa na CES nesta segunda-feira a Samsung falou de câmeras fotográficas com Wi-Fi e de uma nova linha de eletrodomésticos “inteligentes”, mas o principal foco foi uma incrível seleção de novas Smart TVs. Os modelos de 2013 são todos projetados para entregar ao usuário o máximo em conteúdo, em um “pacote” com um belo design e uma interface intuitiva.

Boo-Keun Yoon, Presidente da Samsung Electronics, reforçou o comprimisso da empresa com a entrega de uma experiência em conteúdo completa para os consumidores que procuram uma forma mais simples de encontrar e apreciar seus filmes, músicas e programas de TV favoritos. Segundo o executivo os consumidores precisam de uma forma melhor de navegar, acessar e descobrir conteúdo, algo que a empresa tenta oferecer em seu novo carro-chefe, a TV LED F8000, equipada com serviços como S-Recommendation e Voice Integration.

Disponível em tamanhos que vão até as 75 polegadas e com uma moldura com pouco mais de 6 mm de largura, a F8000 tem um pedestal em arco que faz com que pareça flutuar no ar. É a primeira TV com suporte a HEVC, um novo codec de vídeo que permite melhor qualidade de imagem em streaming, com menor consumo de banda, e também a primeira com equipada com um processador quad-core, o que a ajuda a alternar entre serviços de streaming, apps e TV ao vivo três vezes mais rápido que os modelos anteriores.

samsung_f8000-360px.jpg
Samsung F8000: borda fina e design "flutuante"

A Samsung redesenhou a interface do aparelho para ser mais atraente e ter navegação mais fácil. O conteúdo é organizado em cinco painéis: o primeiro deles, chamado Smart Hub, mostra o que está passando a TV ao vivo, com recomendações e tempo restante em cada programa. O segundo mostra filmes e séries de TV disponíveis para streaming, condensando vários serviços em uma única tela com busca integrada. O terceiro painel dá acesso a fotos, vídeos e músicas na coleção pessoal do usuário. É possivel interagir com as imagens, ampliá-las por exemplo, fazendo gestos com as mãos em frente à TV.

O quarto painel mostra os vídeos mais “quentes” em redes sociais, e também dá acesso ao Skype. Por fim o último painel é usado para abrir apps como Netflix, Hulu, Redbox e Amazon Instant. Também há o T-Commerce, que permite ao espectador encontrar itens como roupas, móveis e acessórios, mostrados em séries e filmes e comprá-los através da TV.

O sistema S-Recommendation funciona como um assistente pessoal (como o S-Voice no smartphone Galaxy S III, ou o Siri no iPhone), e sugere conteúdo que você possa achar interessante além de ajudar a encontrar filmes e programas. Você pode fazer uma busca por um filme digitando o nome de um ator, ou simplesmente perguntar em voz alta, já que a F8000 é capaz de interpretar linguagem natural e comandos de voz, e até responder em voz alta. Num vídeo demonstrado durante a coletiva, os usuários falavam no controle remoto, usando-o como um microfone.

samsung_s9_uhd_tv-360px.jpg
Samsung S9: Ultra Alta Definição em 85 polegadas

Outro produto apresentado na coletiva foi uma TV OLED de 55 polegadas com a tecnologia Multi-View, um sistema que usa óculos 3D e fones de ouvido sem fios para permitir que os espectadores assistam a dois programas completamente diferentes ao mesmo tempo, além de uma TV de Ultra Alta Definição (UHD, também conhecida como 4K), a S9, com tela de 85 polegadas e montada em uma moldura com alto-falantes integrados.

A Samsung também mostrou o seu “Evolution Kit”, um acessório que permite aos usuários de TVs da linha 2012 fazer um “upgrade” de seus aparelhos para adicionar os novos recursos da linha 2013. Algo que, segundo Yoon, “transforma uma grande TV em uma que resiste ao tempo”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail