Home > Notícias

CES 2015: HP lança monitor “futurista” que exibe projeções holográficas

Chamado de Zvr, monitor "futurista" da fabricante projeta imagens em 3D no ar. Aparelho, que não teve preço divulgado, chega ainda em 2015.

IDG News Service / EUA

05/01/2015 às 10h43

HPzvr_520.jpg
Foto:

Imagens holográficas encontram realidade virtual na tela futurística Zvr, da HP, que traz novos níveis de interatividade 3D antes não vistos em monitores. 

O display de 23,6 de polegadas combina tecnologia de sensores e imagens dos laboratórios de pesquisas da HP que mudam como o conteúdo 3D é visualizado e modificado. O monitor projeta imagens em 3D no ar, e os usuários – que precisam usar óculos 3D – podem então navegar, dar zoom e manipular essas imagens sem tocar a tela.

Por exemplo, os usuários podem mexer, dar zoom, e manipular um objeto 3D projetado usando uma caneta stylus que se conecta ao monitor. Os sensores no monitor rastreiam o movimento da cabeça do usuário e projetam imagens em um ângulo apropriado.

A HP prevê que os monitores Zvr podem ser usados em áreas como ciência, engenharia e educação. A habilidade de visualizar uma projeção do desenvolvimento de uma construção em 3D poderia acelerar decisões e modificações de engenharia. Uma projeção completa em 3D também é uma ótima maneira para educar estudantes sobre a anatomia humana e outros assuntos científicos. O monitor também poderia ser útil para empresas petrolíferas buscando formas de visualizar mais facilmente dados de geolocalização.

Como a projeção 3D para o monitor só pode ser visualizada pela pessoa usando óculos 3D, a HP está vendendo produtos adicionais para replicar a imagem projetada em tempo real em monitores 2D de tela grande, para discussões em grupo.

O monitor Zvr pode ser visto como “um primo” do Sprout PC, também da HP, que permite a manipulação de imagens 3D escaneadas em uma superfície interativa. O PC possui a câmera de alta-profundidade RealSense que pode fazer imagens em 3D, que são então projetadas em uma tela de arte digital chamada Touch Mad, em que os usuários podem mudar cores ou manipular imagens.

Para um monitor tão avançado, as especificações parecem comuns. O Zvr possui um display de resolução 1920x1080 pixels, e ângulos de visão de 170 graus (horizontal) e 160 graus (vertical). Possui entradas DVI, DisplayPort, duas USB 2.0 – mas não tem USB 3.0 e HDMI. 

O preço do Zvr não foi anunciado imediatamente, mas o monitor chega ainda em 2015. A caneta stylus e o óculos 3D acompanham a tela.

Telas curvas

O Zvr foi anunciado durante a CES 2015, em Las Vegas, onde a HP também anunciou as suas primeiras telas curvas.

A Z34C e Envy 34C são telas curvas de 34 polegadas que podem exibir imagens com resolução de 3440x1440 pixels. Os displays chegam aos EUA em abril por preços a partir de 1 mil dólares.

HPZ34c.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail