Home > Notícias

CES 2019: as novidades para PC e smart home que veremos em Las Vegas

A CES é tão grande que pode provocar uma crise de nervos no mais nerd dos nerds. Nós temos nossa lista de categorias-chave para procurar

PC World staff USA

06/01/2019 às 11h00

CES 2019 PCWorld
Foto: Reprodução/CES

Mais de 4.400 empresas apareceram com produtos na CES 2018 e certamente isso vai se repetir na CES 2019, que começa no próximo dia 8/01 em Las Vegas (EUA). É um bocado de gadgets, e a feira pode se tornar um monstro impossível de controlar se você não prepara um roteiro prévio do que quer ver.

Para começar a semana, separamos uma lista de coisas importantes para ficar de olho na CES 2019. Nos focamos no nosso território e separamos novidades para PCs, entretenimento doméstico e dispositivos para casa conectada. Confira

Novas CPUs AMD de 7nm, incluindo Ryzen 2

A CEO da AMD, Lisa Su , fará uma palestra de abertura na quarta-feira, 9 de janeiro, na qual vai apresentar os planos da companhia para "catapultar as tecnologias de computação, gaming e visualização com as primeiras CPUs e GPUs de 7nm de alta performance do mundo” em 2019.

Usando o que a AMD já nos disse na Computex e em discussões mais recentes, também podemos esperar detalhes - ou até o lançamento formal - do Ryzen 2, possivelmente baseado no modelo de 7nm ”chiplet” usado na CPU Rome, da AMD. E já estamos vendo especulações sobre um processador Ryzen 9 (isso mesmo, 9!) 3800X de 16-core baseado na arquitetura Zen 2.

Também esperamos ouvir alguns updates sobre o Threadripper 2, incluindo alguns anúncios de novos sistemas. A lista da AMD também deverá incluir novos processadores mobile integrando uma CPU com gráficos Radeon. A palestra de Su certamente será lotada, e isso sem contar que é possível que a agenda inclua novidades em gráficos na CES.

Nova CPU da Intel (sério, nova mesmo)

Se não virmos demos públicas do que deve ser o maior lançamento de CPU da Intel dos últimos anos, vamos comer nossas credenciais de jornalistas. E não é que sejamos videntes ou Nostradamus. É que a empresa já mostrou partes dos núcleos (core) Sunny Cove em dezembro.

Os núcleos Sunny Cove basicamente juntam um novo front end, novos algoritmos e novo set de instruções. A Intel diz que eles são "mais profundos, mais abrangentes e mais rápidos" que os núcleos usados nas últimas quatro gerações de CPUs (da sexta à nona).

A Intel não anunciou formalmente o nome do Sunny Cove na sua versão para notebooks, mas algumas amostras de coolers apareceram com o nome “ICL-U”, o que nos leva a acreditar que pode ser o esperado Ice Lake U chip. Uma coisa não estamos esperando: um cronograma fechado de quando os primeiros notebooks Ice Lake U vão aparecer. No lado positivo, os anúncios no CES devem nos dar mais informações sobre números de núcleos e thread e que tipo de performance podemos esperar.

Também há chance de vermos a Intel anunciar uma CPU de dez núcleos para desktop baseada nos chips Coffee Lake chips, mas é uma chance pequena. Mas com a Intel tentando dar um "chega prá lá" na ressurgente AMD, tudo pode acontecer na CES.

Festival de placas gráficas para games

Espere ver um monte de novidades das gigantes de gaming para PC na CES 2019, particularmente da Nvidia. Um bocado de fumaça apareceu na internet sobre o lançamento potencial da GeForce RTX 2060. E sim, é RTX, não GTX. Se for verdade, isso implica que o hardware revolucionário RT e tensor core da Nvidia estaria finalmente ao alcance da maioria dos mortais, depois de ter estreado em placas gráficas que custam bem acima dos 500 dólares (mais de 2 mil reais). Mas incluir recursos de ray tracing e machine learning para as massas vai possivelmente elevar os preços tradicionais da linha xx60 da Nvidia, a exemplo de outras GPUs GeForce RTX que lançadas custavam muito mais caro que seus predecessores.

Há rumores de que a Nvidia pode lançar chips mobile GeForce RTX para notebooks na CES, e esperamos também ver alguns updates na linha dos monitores G-Sync HDR, incluindo displays de 60 polegadas Big Format Gaming Displays (BFGDs). Fique de olho também nos detalhes do novo GeForce Now. O serviço de gaming-from-the-cloud da Nvidia está em beta há um ano e mais cedo ou mais tarde vai ter de se lançar pra valer. Espere updates na CES.

Mas a turma da Nvidia não deverá ser a única com novidades em gráficos e games. A AMD deve abrir algum espaço para suas placas Radeon. A próxima geração de GPU da AMD, a "Navi", de 7nm, desde a última CES é só um nome no roadmap da empresa, mas não se surpreenda se a CEO Su anunciar novidades nas placas gráficas colocando seus chips de 7nm contra os processadores 12nm da Nvidia.

O azarão nessa corrida é a Intel. A gigante anunciou planos de entrar no mercado de GPUs em 2020, contratando gurus como Raja Koduri e Jim Keller para ajudar. A CES 2019 é muito cedo para detalhes concretos de produtos, mas poderemos ouvir mais informação de cenário sobre quando as placas gráficas “Xe”, da Intel, vão começar a sair.

Alexa e Google Assistant em tudo

amazon echo digital assistants PCWorld

Milhões de pessoas compararam os alto-falantes inteligentes e displays inteligentes Amazon Echo e Google Home neste final de ano. Na CES 2019 vamos ver diferentes fabricantes de dispositivos inteligentes anunciarem seus produtos equipados com os dois assistentes digitais. Na prática isso quer dizer que vamos ver na CES 2019 uma enxurrada de novos gadgets de casas inteligentes e entretenimento doméstico com suporte tanto para Amazon Alexa quanto para Google Assistant.

TVs mais espertas e mais brilhantes

Levou quase três anos, mas até as TVs com preços populares estão conseguindo oferecer boas experiências com imagens brilhantes suportando a tecnologia HDR (High Dynamic Range). A HDR tornou-se recurso obrigatório até nos modelos mais baratos de TVs, e hoje vemos um monte de "sabores" de HDR — Dolby Vision, HDR10, HDR10+, Technicolor e HLG — brigando pelo mérito. A dica: toda TV vai ter HDR, mas você vai querer comprar aquelas que suportam múltiplos formatos de HDR. Os formatos que suportam metadata scene-by-scene,  como Dolby Vision e HDR10+, são melhores que os padrões mais antigos, mais ainda mais comuns, que enviam todo o metadata de um programa de uma vez.

tv samsung 8K PCWorld

No ano passado era possível ver algumas TVs 8K espalhadas pelas áreas de exposição da CES, portanto este ano é certeza de que vão aparecer em maior número, lideradas por dois modelos 8K da LG. A Samsung já vende a sua Q900, de 85 polegadas, por "módicos" 15 mil dólares. Nem se abale: hoje virtualmente não há conteúdo do mundo que possa tirar vantagem dos mais de 33 milhões de pixels que ela oferece.

Roteadores Wi-Fi 5 e Wif-Fi 6

A Wi-Fi Alliance recentemente adotou um novo esquema de nomenclatura para as especificações modernas de Wi-Fi. Você não vai mais precisar lembrar a sopa de letrinhas dos padrões IEEE — 802.11ac, 802.11ax, 802.11n —ou quais tipos de roteadores suportam redes operando nas frequências de 2.4  e 5GHz.

netgear nighthawk ax8 router

Você agora só vai precisar lembrar que o padrão Wi-Fi 4 identifica equipamentos que suportam o velho padrão 802.11n; que Wi-Fi 5 está reservado para equipamentos 802.11ac (os roteadores e adaptadores que a maioria dos consumidores precisa); e que Wi-Fi 6 designa a nova fronteira gloriosa das redes domésticas: 802.11ax.

Alguns roteadores 802.11ax já chegaram ao mercado, mas não podem ser vendidos como Wi-Fi 6 até que a Wi-Fi Alliance inicie os testes de interoperabilidade e libere o selo para eles. Além de procurar por novos e melhores roteadores Gen 5 e Gen 6 na CES 2019, vamos buscar na Wi-Fi Alliance mais detalhes sobre quando esses testes de interoperabilidade vão acontecer. Aguarde notícias.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail