Home > Notícias

CES: Sharp cria TV de 85″ com resolução 8K

Imagem tem 16 vezes a resolução de uma TV Full HD, e nitidez e nível de detalhe impressionantes

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

12/01/2012 às 9h38

Foto:

A Sharp apresentou em seu stand da CES 2012 (10 a 13 de Janeiro em Las Vegas, EUA) uma TV LCD de 85" com resolução 8K, ou 7680 x 4320 pixels. Trocando em miúdos, isso é 16 vezes a resolução da imagem de uma TV Full HD comum.

A qualidade de imagem é excepcional: mesmo os menores detalhes, como a janela de um carro à distância ou a textura de um tecido, são perfeitos. Combinado ao tamanho da tela, isso faz com que o usuário tenha a sensação de estar olhando através de uma imensa janela.

CES_Sharp8k
TV 8K de 85" atraiu muita gente ao stand da Sharp

A TV foi desenvolvida em parceria com a emissora de TV japonesa NHK. As empresas esperam iniciar transmisões experimentais de TV em 8K, em um sistema que chamam de "Super Hi-Vision", em 2020. Vale lembrar que a NHK foi a pioneira no mundo em transmissões de TV em alta-definição, iniciando transmissões em um sistema conhecido como "Hi-Vision" ou MUSE, ainda baseado em tecnologia analógica, no final de década de 80.

Passo intermediário
Mas antes que cheguemos às TVs 8K, vários fabricantes estão mostrando na CES painéis 4K. É o caso da Toshiba (com 55"), Sony (com 46") e Sharp (com 70"). Pelo que vimos o aumento na resolução está sendo usado para aprimorar a tecnologia de TV 3D sem óculos, possibilitando um ângulo de visão maior em relação aos modelos mostrados no ano passado.

O conteúdo (filmes e programação de TV) ainda é em Full HD, e a TV faz o "upscaling" para a resolução da tela. A diferença na qualidade de imagem não é tão clara quanto na transição das TVs de tubo para os modelos de alta-definição, mas é visível em detalhes na cena como texturas e formas delicadas.

A TV 4K da Sony é um protótipo e não tem uma data para chegar ao mercado. A Sharp pretende comercializar seu modelo a partir da segunda metade deste ano (a princípio no Japão). O modelo da Toshiba já está à venda no Japão, mas o preço não foi informado.

* O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Lenovo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail