Home > Notícias

Chamada da China para o Brasil pode custar mais de 13 reais

Antes de sair fazendo ligações do outro lado do mundo, faça as contas e saiba se vale a pena levar seu celular na viagem.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!

27/07/2008 às 23h55

Foto:

Se você está planejando viajar a Pequim para assistir aos Jogos Olímpicos, pense duas vezes antes de colocar o celular na mala de viagem. Levar o seu fiel companheiro pode ser uma tentação grande para alguém que embarca rumo a uma terra distante, de língua complicada e alfabeto incompreensível.

Mas antes de sair fazendo ligações do outro lado do mundo, coloque as contas na ponta do lápis e avalie se vale mesmo a pena. Uma ligação para o Brasil usando sua operadora pode custar até 13,55 reais por minuto. Para receber ligações, o custo pode ser de até 5,95 reais por minuto.

Os valores podem assustar, especialmente em comparação com o preço das tarifas fixas de discagem internacional. Se você ligar à cobrar da Pequim para o São Paulo, usando o serviço Brasil Direto, da Embratel, a ligação custará, em média 4 reais por minuto. A ligação do São Paulo para a Pequim sai ainda mais em conta: em média 1 real por minuto usando o serviço de DDI da Embratel.

tabela

Para quem não abre mão de seu celular, a comunicação por torpedos de texto é a melhor alternativa, afinal nenhuma operadora cobra pelo recebimento de torpedos fora do Brasil. Enviar a resposta sai bem mais em conta do que fazer uma ligação. Em média, o usuário gasta entre 55 centavos e 1,30 real por SMS enviado a partir da China.

Antes de embarcar para Pequim de celular em punho, não se esqueça de habilitar o roaming - peça orientação à sua operadora sobre como fazer isso. Também é importante checar com a sua operadora qual a tarifa para utilizar serviços como caixa postal - você pode ser tarifado pelos recados recebidos quando o seu celular estiver ligado e também pagará tarifas internacionais para resgatar suas mensagens.

* Valores da tabela informados pelas operadoras, sujeitos a variação conforme a região do usuário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail