Home > Notícias

ZoneAlarm Extreme Security 2012: um pacote anti-malware apenas mediano

Pacote se saiu bem na hora de bloquear ameaças, mas derrapou na “limpeza” e deixou o PC mais lento do que gostaríamos

Nick Mediati, PCWorld EUA

26/03/2012 às 16h43

Foto:

O Check Point ZoneAlarm Extreme Security 2012 (US$ 49,95 por uma licença por um ano para até 3 PCs no site do fabricante) fecha o “Top 10” de nosso comparativo 2012 de pacotes de segurança. Assim como muitos outros concorrentes no teste, ele não é ruim. É meramente “muito bom”, enquanto os melhores colocados são “excelentes”.

O ZoneAlarm bloqueou completamente 92,3% dos ataques em nosso teste no “mundo real”, que mede a eficiência de um pacote de segurança na hora de bloquear malware desconhecido. Não é um resultado ruim, mas está um pouco abaixo da média dos outros produtos analisados. Ele detectou corretamente 99,17% das amostras de malware conhecido, o que seria um ótimo resultado há um ano, mas hoje em dia está apenas dentro da média.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

O pacote não se saiu muito bem na hora da limpeza: apesar de detectar todas as infecções em nosso PC de testes, ele desabilitou apenas cerca de 90% delas. Um ano atrás esse seria um ótimo resultado, mas a maioria dos produtos que testamos desta vez conseguiu desabilitar todas as infecções em nosso PC de testes. O ZoneAlarm só removeu todos os componentes de malware em 40% dos dados, empatando com o último colocado neste teste. Felizmente, ele não registrou um único falso-positivo sequer no nosso teste, que envolve uma análise de uma amostra com 250 mil arquivos.

Embora o impacto do ZoneAlarm no desempenho do PC como um todo tenha sido moderado, ele adicionou assustadores 24 segundos ao tempo de desligamento de nosso PC de testes (comparado à mesma máquina sem antivírus), ficando em último colocado nesse teste. Também foi um dos piores colocados em nosso teste de instalação de aplicativos, adicionado 72 segundos ao tempo necessário para completar a tarefa, cerca de 28 segundos a mais do que a média.

A velocidade de varredura foi inconsistente: nosso teste de varredura sob demanda, quando iniciamos manualmente a análise de um conjunto de 4.5 GB de dados, levou 2 minutos e 53 segundos para ser concluído, o segundo pior resultado entre todos os programas analisamos. A varredura no acesso (feita automaticamente quando um arquivo é aberto ou modificado) levou 3 minutos e 45 segundos (com o mesmo conjunto de dados), o que foi o terceiro melhor resultado que vimos neste ano. A varredura no acesso é mais importante, no dia-a-dia, que a sob demanda, portanto ficamos felizes em ver um bom desempenho do programa nesta área.

zonealarm-360px.jpg
No geral, interface do ZoneAlarm Extreme Security 2012 é fácil de usar

A Check Point também fez um trabalho razoavelmente bom na interface. A tela principal te dá uma boa idéia de como está a proteção do PC, e as várias seções são bem organizadas e no geral fáceis de usar. Já a tela de configuração pode ser inconsistente às vezes: uma em particular, a de configuração do sistema anti-spam, parece ter sido reaproveitada de uma versão anterior do software, e não funciona como as outras.

Se você já usa os outros produtos da ZoneAlarm e gosta deles, recomendamos o upgrade para esta versão. Se não usa, embora o ZoneAlarm Extreme Security 2012 seja um bom pacote no geral, recomendamos que você considere antes um dos programas melhor colocados em nosso comparativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail