Home > Notícias

Chega ao Brasil o smartphone Nokia N900

Aparelho roda o sistema operacional de código aberto Maemo e tem processador de 600 MHz.

Renato Rodrigues, do IDG Now!

01/07/2010 às 18h21

Foto:

A Nokia anunciou o lançamento no país do N900, o smartphone mais sofisticado da fabricante finlandesa. O aparelho usa o Maemo 5, sistema operacional de código aberto  baseado em Linux.

As especificações do N900 são robustas. O modelo tem teclado Full QWERTY deslizante, processador ARM Cortex-A8 de 600 MHz, 1GB de memória RAM e 32GB de espaço (expansíveis para até 48GB). A tela de 3,5 polegadas tem resolução de 800 x 480 e usa a tecnologia resistiva – diferente da do iPhone, capacitiva. Ele tem câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss e flash LED, e grava vídeos com resolução de 800 x 480, a 25 fps (quadros por segundo).

A conectividade do aparelho é completa: Wi-Fi, Bluetooth 2.1 estéreo, A-GPS (GPS assistido) e transmissor FM. Ele pesa 181 gramas.

Nokia_N900_300

O smartphone tem teclado QWERTY e tela touch

Durante a apresentação, os executivos da Nokia concentraram-se em demonstrar a capacidade multitarefa do aparelho. De fato, o N900 foi capaz de abrir e executar diversas aplicações simultaneamente sem perda aparente de desempenho. De acordo com a Nokia, ele é capaz de rodar até 32 aplicativos ao mesmo tempo. "É o verdadeiro multitask, sem 'matar' tarefas em segundo plano", alfinetou Marcelo Eduardo, gerente de design e experiência de usuário, em referência ao mesmo recurso no OS4 do iPhone.

Assim como nos concorrentes top de linha, ele possui telas iniciais (até quatro) configuráveis com widgets e atalhos.

Outro recurso interessante do Maemo é agregar as trocas de SMS e mensagens instântaneas (pelo aplicativo Ovi Chat) em uma só tela. 

O navegador roda sites com animações e vídeos em flash. O zoom na tela é feito com um movimento em círculo, e mostrou-se eficaz durante os minutos em que o IDG Now! ficou com o aparelho. Também é possível instalar uma versão especial para o N900 do  Mozilla Firefox.

De acordo com a própria fabricante, no entanto, o público-alvo do N900 não é o consumidor "comum". A empresa acredita que o smartphone seja mais adequado para um usuário avançado, que goste de fazer personalizações e ajustes que exigem um conhecimento técnico acima da média.

O smartphone da Nokia começa a ser vendido na segunda quinzena de agosto por 2 mil reais (desbloqueado, sem subsídios), e virá com o menu em português de Portugal. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail