Home > Dicas

Chega de bagunça: organize sua timeline do Twitter no iPhone e no Mac

Passou da conta e seguiu tantos perfis que soterram sua timeline? Conheça as melhores dicas e aplicativos iOS para melhorar esse cenário caótico no microblog

Macworld / EUA

15/02/2012 às 18h40

Foto:

Quem tem um perfil no Twitter sabe que tudo começa assim: você segue algumas pessoas, uns perfis aqui, outros ali, e a essa matemática não para de crescer. Quando se dá conta, as atualizações estão mais rápidas do que você pode acompanhar, uma avalanche de links, fotos, compartilhamentos e hastags. Há também aqueles amigos que usam o Twitter como chat, e isso só contribui com a bagunça. Está na hora de organizar tudo isso: siga quatro dicas básicas, escolha alguns apps, opções e ferramentas de sua preferência e deixe sua timeline mais limpa. 

Crie listas
Ao adicionar contas às listas do Twitter, o usuário basicamente cria timelines alternativas para os temas mais variados, como tecnologia, música, notícias, comediantes, e até mesmo listas privadas, que podem compilar seus amigos mais próximos. Sendo assim, você pode deixar de seguir determinadas pessoas, porque os tweets irão aparecer nas listas que forem criadas. 

Para criar as listas, vá até sua página no Twitter, faça login e, no ícone de usuário, acesse a opção Lists (Listas). Depois de escolher Creat List (Criar Lista), surgirá uma janela na qual você pode dar um título e descrição da lista, escolhendo logo abaixo se ela será pública ou privada. Para adicionar os perfis, faça uma busca no Twitter e, nos perfis desejados, clique em Add or Remove from lists (Adicionar ou Remover das Listas).

Leia também:

- Twitter admite que app para iPhone armazena dados pessoais de usuários sem permissão

listastwitter01.jpg

Listas no Twitter criam "timelines alternativas"

 

Escolha bons aplicativos
Usar o site do Twitter ou seu aplicativo oficial para iOS são maneiras de acompanhar seu feed no Mac ou no iPhone, mas certamente esse não é o único jeito. Há diversos apps disponíveis para isso, e alguns desenvolvedores estão investindo para  melhorar seus recursos de listas, assim como outras ferramentas oferecidas pelo Twitter e outros clientes oficiais. O app para iPhone, por exemplo, não permite ao usuário criar ou gerenciar listas. 

Algumas boas opções para usar o serviço de microblogs no smartphone são o Tweetbot, da Tapbots (nosso favorito), o Twittelator Neue, desenvolvido pela Stone Design Corp e, por fim, o famoso TweetDeck, que possui versão tanto para Mac quanto para iOS. 

Já no iPad, há uma versão do Tweetbot (3 dólares) para o tablet da Apple, que oferece acesso fácil a listas e outras ferramentas de gerenciamento e, se você não liga para anúncios, a versão gratuita do Echofon oferece uma experiência tanto em dispositivos móveis quanto em desktops (em ambos os casos, a versão Pro custa 5 dólares). E, por fim, há o Tweetings, que pode ser adquirido por 4 dólares. Se as listas são importantes - e economizar também -, o YoruFukurou é um bom app para Mac que dá conta do recado. 

Seja qual for a razão, alguns clientes oferecem uma opção para apagar usuários, hashtags, entre outras coisas. Isso é muito útil quando você não deseja ver posts de determinado assunto, como futebol ou compartilhamentos do Foursquare ou Instagram. O Twitter em si não oferece suporte para esse recurso, entretanto outros apps dão conta do recado, incluindo Echofon para iPhone, iPad e Mac, Tweetbot para iPhone e iPad, Tweetings e Twittelator para iPhone. 

Geralmente, essas opções são oferecidas dentro de espaços de tempo, como dia, semana, mês ou para sempre. Sendo assim, você pode seguir aquela pessoa que implora por followback, sem ter que, de fato, visualizar seus tweets no aplicativo. 

tweetbot01.jpg

Crie e gerencie listas diretamente do iPhone no Tweebot

 

Configure alertas 
Com tantas informações na rede, é bom lembrar uma frase que se tornou um mantra nos dias de hoje: “É impossível ler tudo”. Se organizar listas é trabalhoso demais, mas você não quer perder as atualizações de status de algumas contas, criar alertas específicos pode solucionar o problema.

Existem aplicativos que permitem configurar esses avisos quando tweets são postados em determinadas contas. Com versões para iPhone, iPad e Mac, o Boxcar (aplicação gratuita da Appremix) é uma ótima pedida que permite habilitar notificações push no dispositivo quando o perfil é atualizado. Um competidor à altura é o Push 4.0, app de 4 dólares voltado para dispositivos iOS que também envia notificações quando determinados tweets são postados.  

Se tudo falhar, deixe de seguir
Se essas soluções não forem o que você precisa ou procura para realmente refinar sua timeline, pelos menos há aplicações que ajudam na hora de fazer a escolha certa. O iUnfollow, por exemplo, oferece diversas ferramentas úteis para encontrar as pessoas certas para deixar de seguir, a começar por aquelas que não o seguem de volta. 

Já o SocialBro funciona como um serviço que oferece diversas ferramentas de análise de dados do Twitter. Entre elas há recursos para ajudar a encontrar contas que não seguem o usuário de volta, perfis automáticos (que não são humanos) entre outros. 

socialbro01.jpg

O SocialBro dá um "empurrãozinho" na hora de deixar de seguir certos perfis

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail