Home > Notícias

China Mobile e Apple confirmam acordo para vender iPhone em 2014

A estatal é a maior operadora de telecom do país, com 760 milhões de assinantes. Venda dos iPhones 5s e 5c começa dia 17 de janeiro de 2014

Silvia Bassi *

23/12/2013 às 9h17

Foto:

O acordo entre a Apple e a maior operadora de telecom da China, a estatal China Mobile foi assinado e divulgado pelas duas empresas neste domingo. Por conta do acordo, a Apple deverá começar a oferecer os iPhones 5s e 5c aos 760 milhões de assinantes da China Mobile a partir de 17 de janeiro de 2014.

Embora já comercialize o iPhone no país através de duas operadoras - China Telecom e China Unicom - o acordo com a China Mobile será vital para elevar o market share da Apple na China (hoje ela é a quinta colocada no ranking). Um dos motivos da operadora não vender o iPhone até agora era por conta de utilizar um padrão de telecomunicações wireless diferente dos seus concorrentes.

Os assinantes da China Mobile já poderão fazer o pré-cadastro para a compra do iPhone no site da operadora ou por meio de uma hotline de atendimento ao consumidor a partir de quarta-feira, 25/12. O preço do equipamento ainda não foi divulgado e deverá ser feito mais tarde, disse a Apple em declaração oficial.

A fatia da Apple do mercado chinês de smartphones atingiu 8% no terceiro trimestre de 2013, segundo a empresa de pesquisas Canalys. A Samsung Electronics é o maior player do mercado, com 21% de market share, seguida da Lenovo com 13%; da fabricante local Yulong Computer Telecommunication; com 11%; e da Huawei, com 9% de mercado.

A China liberou licenças para operar o padrão 4G em dezembro para três operadoras locais, incluindo a China Telecom, que tem instalado estações-base pelo país utilizando a tecnologia 4G chamada de LTE TDD (Long-Term Evolution Time Division Duplex). A Apple tinha, previamente, se preparado para suportar o padrão 3G usado pela China Telecom no formato TD-SCDMA (Time Division Synchronous Code Division Multiple Access), mas o comunicado do domingo informa que o iPhones vão funcionar nas duas redes, 4G TD-LTE e 3G TD-SCDMA.

Os serviços 4G da China Mobile estarão disponíveis em 16 cidades incluindo Pequim (Beijing), Shanghai, Guangzhou e Shenzhen até o final de 2013, segundo o comunicado conjunto divulgado pelas duas empresas. No final de 2014 a China Mobile planeja completar a instalação de mais de 500 mil estações-base 4G, o que deverá garantir a cobertura em mais de 340 cidades.

* Com reportagem de John Ribeiro - IDG News Service

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail