Home > Notícias

China Unicom negocia lançamento do iPhone 3G

Site chinês informa que operadora deve tomar lugar da concorrente China Mobile, que teve as negociações emperradas com a Apple por motivos tecnológicos e de modelo de negócios.

IDG News Service/EUA

13/02/2009 às 11h29

Foto:

A China United Telecommunications (China Unicom) enviou executivos aos Estados Unidos para negociar com a Apple o lançamento do iPhone na China. A informação foi divulgada pelo site de notícias chinês Sina.com, citando "fontes confiáveis".

A operadora pretende lançar um serviço 3G baseado na tecnologia WCDMA em maio. Nos últimos meses, rumores indicavam que a China Mobile Communications, a maior operadora do país, iria vender o iPhone na China. Entretanto, as negociações se emperraram graças a motivos tecnológicos e de negócios.

O iPhone 3G é compatível com o padrão tecnológico WCDMA, amplamente usado na Ásia, América e Europa. Entretanto, a China Mobile tem uma licença de serviços 3G com o padrão TD-SCDMA, desenvolvido na China e menos maduro do ponto de vista de desenvolvimento.

Embora os legisladores chineses tenham oficializado a notícia no mês passado, já era esperado que a China Mobile obtivesse a licença para TD-SCDMA, e não WCDMA. Para a China Mobile oferecer o iPhone 3G, a Apple precisaria modificar o aparelho usando novos componentes, aumentando o custo de produção e o valor do produto.

Outro ponto de discórdia entre a Apple e a China Mobile foi a App Store, de acordo com o Sina.com. A China Mobile não queria se submeter ao controle da Apple na venda de aplicativos para o iPhone e tinha planos próprios para sua loja de software. Desse modo, um acordo para levar o iPhone à China envolve grandes concessões da China Unicom para a Apple, segundo a notícia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail