Home > Notícias

Chip A6 deve atrasar chegada do iPad 3

De acordo com analista, processador quad-core será fabricado por companhia de Taiwan apenas no segundo semestre de 2012

Macworld / EUA

23/08/2011 às 10h58

Foto:

O próximo iPad será mais rápido e consumirá energia de modo mais eficiente, graças ao seu novo processador quad-core A6. Mas o tablet pode não estar pronto antes de junho de 2012, de acordo com o fundador e principal analista do Linley Group, Linley Gwennap.

De acordo com o analista, o chip A6 vai suceder o processador dual-core A5, usado atualmente no iPad 2. Ele afirma que o A6 provavelmente será fabricado pela companhia Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC). Vale lembrar que o A5 é produzido pela Samsung, empresa com a qual a Apple está envolvida em diversas disputas legais atualmente.

O cronograma de produção do A6 sugere que o chip não começará a ser produzido até o segundo trimestre do próximo ano, o que significa que o iPad 3 não deve chegar às lojas até junho de 2012, explica Gwennap.

Uma reportagem do Wall Street Journal publicada na semana passada, citando fontes não identificadas, afirma que a Apple espera lançar o iPad 3 no início do ano que vem.

O A6 deve melhorar o desempenho dos aparelhos móveis da Apple enquanto preserva a duração de bateria. Muitas das melhorias virão do processo de fabricação de 28 nanômetros da TSMC, diz Gwennap. O processo vai "encurtar" o design de circuitos, em comparação ao A5, que é fabricado em um processo de 40 nanômetros, tornando o A6 menor e mais rápido.

“Os fabricantes de tablets estão animados em oferecer mais desempenho com a mesma duração de bateria”, afirma Gwennap. Smartphones com processadores dual-core já estão no mercado, e alguns analistas acreditam que o iPhone 5, esperado para os próximos meses, terá o chip dual-core A5.

O A6 competirá com processadores móveis quad-core de fabricantes rivais como Texas Instruments, Nvidia e Qualcomm. O chip Tegra quad-core, da Nvidia, que possui o nome código de Kal El, deve aparecer em aparelhos ainda este ano, afirma a fabricante.

Segundo previsões do mercado, o A6 será baseado no processador Cortex-A9, da ARM, que usa o mesmo design utilizado no A5. A ARM anunciou um futuro processador Cortex-A15, mas os primeiros aparelhos baseados nesse design não serão lançados até o final de 2012 ou início de 2013, de acordo com Gwennap.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail