Home > Notícias

Chip Nehalem da Intel para computação móvel só no final de 2009

Versão para desktops dos novos chips chega ainda este ano; usários de computação móvel, entretantO ainda vão ter de esperar.

IDG News Service/Taipé

20/10/2008 às 8h37

Foto:

A Intel está preparando o lançamento das primeiras versões da sua linha de chips Nehalem para o próximo mês, com a estréia dos chips para desktops Core i7.  Usuários, porém, terão que esperar mais para ter acesso à versão móvel do processador.

A versão móvel do Nehalem, que tem como codinome Clarksfield, estará em produção "na segunda metade de 2009", afirmou a Intel nesta segunda-feira (20/10), sem falar quando os chips estariam disponíveis comercialmente.

A companhia não detalhou se a referência ao produto significa produção para varejo ou testes limitados com a linha do processador.

De qualquer maneira, o prazo de produção sugere que usuários poderão não ver o Clarksfield até o próximo ano.

A plataforma será produzida usando o mesmo processo de produção, de 45 nanômetros, usado nas atuais linhas mais avançadas da empresa. O futuro chip será o coração da próxima versão da plataforma Centrino da companhia, que atende pelo codinome de Calpella. O Nehalem usa um diferente design de chips em relação aos atuais chips da Intel.

A melhoria mais significativa é a combinação do processador com o hub de controle de memória, que conecta o componente à memória principal em apenas um pedaço de silício. A função, já disponível em componentes da rival AMD, deve facilitar o acesso a dados em relação aos chips atuais da companhia. O Clarksfield também deverá incluir funções mais avançadas de gerenciamento de energia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail