Home > Notícias

Chips Tegra, da Nvidia, devem ser lançados em meados de 2009

Processadores para dispositivos móveis serão os maiores rivais do Intel Atom e deve ajudar empresa a recuperar queda de receita.

IDG News Service/EUA

07/11/2008 às 9h48

Foto:

A Nvidia planeja vender seu novo Tegra system-on-a-chip para dispositivos móveis até a metade do ano que vem, anunciou Jen-Hsun Huang, CEO da companhia na quinta-feira (06/11).

Anunciado no início do ano, o Tegra é baseado no núcleo Arm e inclui CPU, chip gráfico e outros componentes, como um decodificador de vídeo de alta definição. Tudo em um único chip. "O desenvolvimento do chip está indo bem", disse Huang. A linha conta com os chips Tegra 600, com velocidade de 700 MHz, e o Tegra 650, executando a 800 MHz.

O Tegra é competidor direto da Intel, que lançou o processador Atom também no início de 2008. A Apple também está se aventurando no mercado de chips móveis, usando a aquisição do PA Semi para desenvolver  chips para o iPhone.

Há grande expectativa de que o Tegra seja um importante gerador de receitas para a Nvidia em 2009, disse o CEO. Na quinta-feira (06/11), a companhia anunciou faturamento de 897,7 milhões de dólares no terceiro trimestre, uma queda de 20% das vendas, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido foi de 61,7 milhões de dólares, uma expressiva queda qaundo comparado aos 235,7 milhões de dólares um ano antes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail