Home > Notícias

Chrome afeta participação de navegadores, exceto do Safari

Em 2 semanas, browser do Google cresceu para 0,85% de participação. No período, Safari ganhou 0,7 ponto percentual do mercado.

IDG News Service/ EUA

16/09/2008 às 15h32

Foto:

Duas semanas após ser lançado, o browser Google Chrome roubou market share de todos os rivais, exceto do Safari, da Apple, afirma a Net Applications.

No fim de sua segunda semana no mercado, o Chrome respondia por 0,85% de participação entre os navegadores que visitaram os 40.000 sites monitorados pela Net Applications, um aumento em relação ao total de 0,67% registrado na semana anterior.

O Chrome ganhou mercado às custas do Internet Explorer, Firefox, Opera e até mesmo do Netscape, que viram sua participação cair nas duas últimas semanas. Apenas o Safari escapou do impacto provocado pelo Chrome. Na verdade, o navegador da Apple ganhou quase 0,7 ponto porcentual nos últimos 14 dias.

Este cenário contrasta com o panorama da semana anterior, segundo o vice-presidente de marketing da Net Applications, Vince Vizzaccaro. A análise da empresa indica que, neste período, só o IE perdeu espaço para o Chrome. "Agora, o market share conquistado pelo Chrome afetou todos os principais navegadores, com exceção do Safari", afirmou Vizzaccaro.

O executivo tem uma idéia do que fez com que o Safari conseguisse se livrar do ataque do Chrome. "O browser ainda não está disponível para o Mac OS", analisou. Na segunda-feira (15/09), contudo, o grupo CodeWeavers lançou versões do Chrome para o sistema da Apple e para o Linux.

Vizzaccaro destacou que os dados mais recentes da Net Applications indicaram uma linha de tendência ligeiramente decrescente do navegador do Google. "Não ficaria surpreso em ver o Opera retomar seu lugar em um curto período", observou, referindo-se ao fato do 4º lugar ter sido do browser norueguês, que caiu para a 5ª colocação, atrás do Chrome.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail