Home > Notícias

Chrome OS não concorre com Android, afirma Google

Responsável por mobilidade diz que Android tem vantagens sobre o Chrome em dispositivos móveis.

IDG News Service/EUA

13/07/2009 às 10h55

Foto:

O novo sistema operacional do Google, o Chrome OS, não vai pressionar o espaço do Android no mercado, afirmou o vice-presidente de plataformas móveis da empresa, Andy Rubin.

Sistemas operacionais para dispositivos móveis têm trabalhos especializados que outras plataformas não possuem, como rodar dados pelo protocolo de rede, gerenciar cuidadosamente o consumo da bateria e manusear o sinal entre as torres de celular, disse Rubin.

“Há diferentes problemas a serem resolvidos em cada categoria de produtos de consumo”, afirmou o executivo. “Mas isso não significa que um ganha e outro perde. Você precisa de distintas tecnologias para cada solução”.

Durante um evento na sexta-feira (10/7) em São Francisco, na Califórnia (EUA), no qual o Google e a operadora T-Mobile lançaram o MyTouch, novo smartphone que vai rodar o Android, Rubin disse que a companhia vê a loja de aplicativos Android Market como uma ferramenta para evitar a fragmentação do sistema. Além disso, o Google Checkout será apenas o primeiro de uma grande variedade de plataformas de pagamento na loja virtual.

O Google, que busca atrair seu sistema operacional móvel Android pelo aspecto do “código aberto”, pretende prevenir a fragmentação da plataforma ao controlar o acesso à Market, fazendo os softwares passarem por “testes básicos de compatibilidade”.

Algumas lojas de aplicativos como a App Store, da Apple, recebem diversas críticas por possuir critérios obscuros para avaliação e aprovação de novos programas à venda.

Sobre ocupar a preferência dos desenvolvedores de aplicativos móveis, Rubin disse que não vê a necessidade de avançar rapidamente. “No longo prazo, o Android vai ganhar por causa da diversidade”, declarou o executivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail