Home > Notícias

Chromebooks finalmente chegam ao Brasil

Acer C710 é o primeiro portátil no mercado nacional com o sistema operacional Chrome OS, da Google, que adota uma abordagem onde tudo, de seus aplicativos a arquivos pessoais, fica na web.

Rafael Rigues

31/10/2013 às 13h16

Acer_C710-435px.jpg
Foto:

Os Chromebooks, portáteis feitos sob medida para rodar o sistema operacional Chrome OS, desenvolvido pela Google, finalmente estão chegando ao Brasil. O primeiro modelo é o C710-2859, da Acer, que já está nas lojas.

O aparelho é baseado em um processador Intel Celeron Dual Core de 1.5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna em uma unidade SSD. A tela tem 11,6" e resolução HD (1366 x 768 pixels), e acima dela há uma webcam HD de 1.3 MP para videochamadas. O C710 tem 3 portas USB 2.0, portas HDMI (para conexão a uma TV, monitor ou projetor de alta-definição) e Ethernet (para rede cabeada) e uma porta VGA, para monitores e projetores mais antigos. É uma máquina compacta, medindo 28,4 x 20,1 cm, com 2,7 cm de espessura e pesando 1,3 Kg.

A configuração pode parecer modesta, mas é mais do que o suficiente para o Chrome OS. O sistema operacional é baseado em Linux e só tem um "aplicativo", o navegador Google Chrome. Usando a Chrome Web Store você encontra outros apps, que vão de editores de texto como o Google Docs a jogos como Bastion e Angry Birds, todos rodando dentro do navegador. E alguns apps, como o Google Docs, podem ser usados mesmo quando a máquina está offline.

Da mesma forma, os 16 GB de espaço no SSD não são um grande problema já que a intenção da Google é que o usuario armazene seus arquivos online, em serviços como o Google Drive. De fato, o C710 dá ao usuário o direito a 100 GB de espaço gratuito (por dois anos) para armazenar seus arquivos. 

A abordagem "tudo online" tem vantagens. Se seu Chromebook for roubado ou danificado, ou você fizer um upgrade para um outro modelo, basta fazer login em sua conta no Google e tudo, de configurações e papel de parede a seus aplicativos e arquivos online, estarão imediatamente disponíveis em segundos. 

Segundo a Google os Chromebooks com ChromeOS também são mais seguros que um notebook convencional, já que há mecanismos para verificar a integridade do sistema operacional em cada boot. Se houver suspeita de que algo foi modificado, o sistema é reinstalado rapidamente a partir de uma cópia "limpa", preservando os dados do usuário. O sistema também é constantemente atualizado em segundo plano, e como não é capaz de executar aplicativos escritos para o Windows é imune a muito do malware que circula pela web, esperando um deslize para se instalar em seu computador. 

O Acer Chromebook C710-2859 tem preço sugerido de R$ 1.299. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail