Home > Notícias

Chuteira inteligente mostra quanto você correu no iPhone e iPad

Adidas miCoach f50 registra dados como velocidade e distância percorrida pelo jogador; dispositivo tem aplicativo para todos os aparelhos iOS

Luiz Mazetto, do IDG Now!

23/11/2011 às 14h58

Foto:

A Adidas anunciou hoje, 23/11, o lançamento no Brasil da chuteira 'inteligente' adizero f50, que permite descobrir se um jogador realmente correu ou “ficou na banheira” durante uma partida de futebol. Isso é possível graças a um minúsculo dispositivo chamado miCoach Speed Cell (vendido separadamente por 299 reais), colocado em uma cavidade na sola da chuteira e detecta movimentos para todas as direções (360º) além de outras variáveis importantes. Entre as informações registradas pelo sensor estão velocidade máxima, média e geral, número de sprints (piques), distância percorrida e por níveis de velocidade, passos e tempo total de atividade física e sem atividade.

O Speed Cell possui capacidade de armazenar medições feitas durante jogos e treinos por até oito horas. Depois disso, o jogador pode conferir seus dados no seu smartphone, tablet, PC ou Mac ao acessar via wireless o software da micoach f50. Inicialmente, apenas o aplicativo para aparelhos iOS está disponível - a versão para Android chega provavelmente em fevereiro. Com o app gratuito, você poderá conferir logo depois das partidas e treinos os seus resultados no iPhone, iPad ou iPod Touch.

Com preço sugerido de 800 reais, o calçado do futuro pesa apenas 165g (o Speed Cell pesa outros 8g) e estará disponível no país a partir do próximo dia 1/12.

messiipad01.jpg

Messi confere seus resultados com a chuteira f50 no iPad

Após conferir os resultados, o usuário pode compartilhá-los via e-mail, Facebook ou Twitter. A partir de janeiro, a Adidas planeja lançar um game em que os usuários poderão criar avatares, que evoluirão virtualmente de acordo com o desempenho na vida real.

“É interessante porque os jogadores amadores e a garotada de forma geral vão poder saber como estão se saindo e ainda comparar seus desempenhos ao dos seus ídolos, como o Messi, o que não era possível antes”, afirmou o diretor de marketing da Adidas, Luciano Kleiman, durante o evento de lançamento do produto, que aconteceu no estádio do Pacaembu, SP, com a presença dos jogadores William e Dagoberto, do Corinthians e São Paulo, respectivamente. Atualmente, alguns jogadores do Campeonato Brasileiro já utilizam o sensor, como Diego Souza (Vasco), Cortês (Botafogo) e Emerson Sheik (Corinthians).

f50adidas01.jpg

App para iPhone permite que jogadores criem avatares e compartilhem resultados no Facebook e Twitter

Outras modalidades e resistência
A fabricante de material esportivo ainda anunciou que a partir de fevereiro estenderá a aplicação do Speed Cell para outras modalidades esportivas como basquete, tênis e vôlei. “O Speed Cell já foi pensado para ser usado em todos os esportes”, explica Kleiman. Questionado sobre a resistência do dispositivo a grandes cargas de peso, o executivo explicou que o “segredo” é o local onde o sensor é colocado: no meio do calçado, onde o impacto é menor.

Além disso, a empresa garantiu que o dispositivo não tem perigo de ser molhado por ficar em um local protegido no calçado e afirma ainda ter feito testes em locais com chuva. 

De acordo com a Adidas, o Speed Cell usa um tipo de bateria que pode ser encontrado em qualquer loja no Brasil (não especificado) e os consumidores dispõe de assistência técnica autorizada no país. 

speedcell01.jpg

Dispositivo Speed Cell pesa apenas 8g

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail