Home > Notícias

Cidade que testará rede ultraveloz só será anunciada pela Google em 2011

Velocidade prometida é de 1 Gb/s, pelo menos 100x mais rápida que uma conexão residencial padrão de banda larga nos Estados Unidos

IDG News Service

16/12/2010 às 10h08

Foto:

A cidade norte-americana escolhida para receber a rede experimental da Google com velocidade de 1 Gbps (gigabit por segundo) será anunciada somente no início de 2011, de acordo com a gigante de buscas. 

O projeto Google Fiber, anunciado no início de 2010, levará internet ultraveloz para uma cidade norte-americana de porte médio. O serviço fornecerá um gigabit por segundo de conexão, o que é pelo menos 100 vezes mais veloz que o padrão residencial de banda larga nos Estados Unidos hoje. 

Embora com grande diferença de velocidade, a gigante de buscas declarou que o preço não será muito fora dos valores habituais. "Será um preço competitivo para pelo menos 50 mil habitantes e com potencial para chegar a 500 mil", declarou a companhia.

Tal velocidade de banda permitiria a popularização de recursos hoje inviáveis por causa da lentidão das conexões, como vídeo em 3D ao vivo e downloads de filmes em HD em apenas alguns minutos.  

 

Após anunciar o projeto, diversas cidades manifestaram interesse em participar ao lado da Google.  

"Nós tínhamos planejado anunciar a comunidade ou comunidades selecionadas até o final deste ano. Mas o nível de interesse foi muito grande, o que superou as nossas expectativas. Por isso, ainda não estamos prontos", comentou Milo Medin, no blog da empresa.

De acordo com Medin, que entrou na Google esta semana para supervisionar o projeto Fiber, as inscrições já foram encerradas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail