Home > Notícias

Cientistas criam telas holográficas tridimensionais com memória

Displays holográficos 3D, que podem ser modificados em poucos minutos, podem ter aplicações militares, médicas e industriais.

Por Redação do IDG Now!

07/02/2008 às 12h45

Foto:

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, desenvolveram displays holográficos tridimensionais que podem ser modificados em poucos minutos, revelou a instituição na quarta-feira (06/02).

As telas são as primeiras com memória para que os dados possam ser apagados e "reescritos", característica que as torna ideais para aplicações militares, médicas e industriais em situações de alerta.

Entre outras aplicações, cirurgiões podem usar os displays para rastrear o progresso em cirurgias neurológicas, enquanto pilotos podem visualizar quaisquer danos no espaço aéreo.

O dispositivo é composto por um filme plástico especial comprimido entre duas camadas de vidro, cada uma coberta com eletrodos transparentes. As imagens são “escritas” no plástico sensível a luz, chamado de polímero foto refrativo, usando raios laser e um campo elétrico aplicado externamente.

Para a digitalização, os cientistas tiram fotos de um objeto ou cena de várias perspectivas bidimensionais. O display holográfico, então, monta as dimensões 2D em uma imagem 3D.

O protótipo criado é um quadrado de 4 polegadas e, por enquanto, só mostra imagens no tom vermelho. Os pesquisadores, contudo, acreditam que displays maiores e com todas as cores podem ser criados.

O próximo objetivo da equipe é desenvolver displays com 30 centímetros e, em seguida, com 94 centímetros. A equipe também trabalha em compor as imagens mais rapidamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail