Home > Dicas

Cinco alternativas ao Chrome OS baseadas na web

Quem pensou que a proposta do Google de um SO baseado na internet era novidade, se enganou. Confira estas opções gratuitas.

Chris Brandrick, PC World/EUA

15/12/2009 às 12h38

WebCentric-150.jpg
Foto:

webcentric-150.jpgO Google vai ingressar no mundo dos sistemas operacionais com o Chrome OS, mas a ideia de um sistema nas nuvens não é nada revolucionária e os primeiros exemplos começaram a surgir em 1999, só que nenhum foi realmente perfeito.

Mas algumas das opções disponíveis hoje são bastante poderosas, com diversas ferramentas úteis e fácil acesso ao seu conteúdo online.

Cloudo
Atualmente em beta, o Cloudo se descreve como uma oferta gratuita disponível para todos e que permite que qualquer computador possa ser usado por você. Ou seja, com este sistema você pode acessar sua conta a partir de qualquer lugar.

cloudo-350.jpg

O sistema também é flexível, permitindo a modificação da interface de usuário, e desenvolvedores também podem criar seus próprios aplicativos a partir da plataforma. Espera-se que o Cloudo seja lançado ano que vem, mas a versão beta já está disponível para download.

Leia também:
> Como obter acesso remoto a um PC usando as ferramentas do Windows
> Dez alternativas para melhorar sua experiência no uso da internet
> Onze softwares gratuitos para cuidar da gestão da sua empresa
> Três versões de Linux para netbooks
> Nove pacotes de produtividade baseados na web que você deve conhecer

Glide OS
O Glide OS, que está na versão 4.0, tem uma variedade de ferramentas funcionais que podem ajudá-lo a realizar as tarefas, seja trabalhando sozinho ou em um grupo de discussões online.

glide-350.jpg

Uma conta básica no Glide é gratuita, inclui 20 gigabytes (GB) de armazenagem online e a possibilidade de incluir até seis usuários sob um mesmo login.

Jolicloud
O Jolicloud foi criado com base no Ubuntu Netbook Remix (UNR) e, portanto, mantém a agilidade para abrir aplicações e tem uma navegação muito intuitiva pelo desktop. Para baixá-lo é necessário enviar um endereço de e-mail (preenchido na página da empresa) e aguardar o convite. A resposta leva o mínimo de dois dias para chegar.

jolicloud-350.jpg

A vantagem é que o Jolicloud tem um repositório de arquivos customizados para ele. Ao baixar os arquivos, a instalação é feita automaticamente e a aplicação já é inserida na pasta relativa a sua categoria (escritório, entretenimento, gráficos, etc.).

EyeOS
Este é um dos sistemas operacionais baseados na web mais estável, desde sua criação em 2005. O programa já recebeu apoio de diversas empresas e organizações, por oferecer uma vasta opção de softwares – incluindo pacotes de escritório e de desenvolvimento.

eyesos-350.jpg

Windows4All
Este sistema utiliza o Microsoft Silverlight para imitar o ambiente do Windows 7. Oferece muitos dos programas básicos que acompanham um sistema Windows, como Paint, Notepad e Solitaire. Mas o Windows4All é mais um sistema experimental, mas ainda assim fornece boas opções.

wndows4all-350.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail