Home > Dicas

Cinco atalhos de teclado para dispensar o uso do mouse o Excel

Ganhe agilidade e produtividade com suas planilhas apenas fazendo uso de teclas combinadas do teclado.

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

30/07/2008 às 16h29

dicas_office_excel_150.jpg
Foto:

dicas_excel_150Com toda certeza, você já ficou irritado ao ter que ficar repetindo comandos com o mouse no seu computador. Afinal, o rato é muito útil para determinadas situações, mas às vezes exige uma precisão e uma tensão no movimento que mais atrapalham do que ajudam – principalmente quando se trata de mecanismos que fazemos freqüentemente.

Isso se agrava se o programa em questão for de planilhas, como é o caso do Microsoft Excel. Nele, ficamos o tempo todo mexendo em células, digitando números, dados e fórmulas.

Assim, abandonar o teclado e voltar-se para o mouse a todo o momento pode ser bastante irritante e improdutivo.

Leia também:
> 38 dicas de atalhos para fazer mais no Word
> Sete ferramentas para mudar a cara do desktop do PC
> Cinco upgrades possível para fazer no notebook
> Game: Oito personagens que mudaram e não deram certo
> Seis jogos para baixar e não gastar nada

Um dos exemplos mais clássicos é o de alternância entre planilhas. Quando estamos com a mão na massa – no caso, no teclado – inserindo informações nas células e copiando de uma planilha para outra, não pode existir nada mais irritante do que parar tudo, pegar o mouse e clicar em Plan2 ou Plan3 e só depois voltar a operar pelas teclas.

dicas_excel_1_350

Alternar entre as planilhas: Ctrl+Page Down (ou Page Up)

Em vez disso, utilize o comando Ctrl + Page down para ir para a próxima planilha, ou Ctrl + Page up para voltar para a anterior.

++++

Outro comando interessante que evita de pegar o mouse: se a célula que estamos editando está na linha 1, por exemplo, e você quer mexer em outra que esteja muito longe, lá pela casa dos milhares, não é necessário usar a barra de rolagem com o rato. O comando Ctrl + Seta para baixo, leva você para a última linha – da mesma forma que o Ctrl + Seta para esquerda/direita conduz às colunas extremas da planilha.

Analogamente, se quisermos selecionar toda uma coluna ou linha, o procedimento será parecido. Basta acrescentarmos Shift ao comando anterior. Assim, acione Ctrl + Shift + Seta para onde quiser. Isso dispensa a obrigação de clicar com o mouse sobre a letra/número da linha/coluna.

Um dos recursos usados mais constantemente no Excel talvez seja o de formatar célula. Para isso, ao invés de clicar em Formatar, Células, aperte Ctrl + 1, e a caixa de diálogo irá se abrir.

dicas_excel_2_350

Caixa para formatar células pode ser acionada com um simples Ctrl + 1

Ocultar linhas ou colunas numa planilha é um procedimento muito corriqueiro. Uma de suas utilidades é comparar elementos equivalentes que estão muito distantes entre si na planilha. Assim, para comparar com mais facilidade as linhas 2 e 19, por exemplo, podemos aproximá-las ocultando desde a linha 3 até a 18 – sem que com isso, a planilha seja alterada ou editada em seu conteúdo.

E para isso, não é necessário ir até o menu Formatar, pairar o ponteiro sobre Coluna ou Linha, esperando que um novo menu se abra e então clicar em Ocultar.

O comando Ctrl + 9 oculta as linhas selecionadas, enquanto o Ctrl + 0 faz o mesmo para as colunas. Para voltar a exibi-las, basta adicionar um Shift no meio do comando, acionando Ctrl + Shift + 9 ou 0.

Conhece algum atalho útil no Excel? Então envie um e-mail para nós contando: pcworld@nowdigital.com.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail