Home > Dicas

Cinco atalhos de teclado para facilitar sua vida no Mac

Lista de caminhos mais curtos funciona em qualquer situação e traz opções para economizar tempo em impressão e no gerenciamento de janelas e pastas

Macworld / EUA

02/02/2012 às 17h05

Foto:

Os computadores são ótimos em tarefas repetitivas. Então por que você fica abrindo os mesmos menus e submenus, buscando sempre pelos mesmos comandos?

O Mac OS X te permite assinalar atalhos de comandos de menu no teclado para que você possa acioná-los de maneira mais rápida. É possível ajustar esses caminhos mais curtos aos seus hábitos de trabalho, mas uma maneira especialmente produtiva de usar essa capacidade é configurar atalhos que funcionem em qualquer situação.

Criar atalhos de teclado no Mac é algo fácil: nas Preferências de Sistema (System Preferences), vá até a aba Atalhos de Teclado (Keyboard Shortcuts) nas preferências de Teclado. Clique na opção Atalhos de Aplicativos (Application Shortcuts) à esquerda e então clique no botão Adicionar (Add “+”) abaixo da lista. Na aba que surgir a partir daí, selecione Todos os Aplicativos (All Applications) no menu e digite o nome do comando de menu no campo Título de Menu (Menu Title); digite o atalho que quer usar e clique em Adicionar.

Algumas dicas: digite o comando exatamente como aparece. Letras maiúsculas contam. Se há uma elipse/reticências (...) após o comando, pressione a tecla Option mais ponto e vírgula para inseri-la. Digitar três pontos não vai funcionar. Você não precisa lembrar seus atalhos – eles aparecerão nos menus da mesma maneira que os atalhos padrão aparecem. Se você mudar um atalho existente, o novo aparecerá no menu. E se você apagá-lo, o original vai reaparecer no mesmo menu.

Confira abaixo cinco atalhos essenciais para o seu Mac.

1.Impressão na ponta dos dedos

Configure atalhos de teclado para as opções de impressão que você mais usa, mesmo quando elas estão “enterradas” na caixa de diálogo de Impressão (Print). Por exemplo, se você costuma salvar documentos e páginas da web como arquivos PDF, ajuste um atalho que acione a opção Salvar como PDF.../Save as PDF... (se possível, copie e cole o comando para ter certeza que o inseriu corretamente). Agora você pode ativar esse recurso com um atalho de teclado (digamos “Comand+Option+P”), após abrir a caixa de Impressão com o atalho “Command+P”.

Os atalhos de teclado não funcionam para botões, mas o botão PDF é, na verdade, um menu. Configure atalhos para os menus que quiser na caixa de diálogo - trocar de impressoras pode ser algo especialmente conveniente.

5atalhosmac01.jpg

Crie um atalho global ao clicar no botão "+" e escolher a opção All Applications no menu

2.Dê zoom em janelas

Quando você quer variar entre o tamanho padrão de uma janela (geralmente o maior possível) e o tamanho e posição que especificou manualmente, não precisa clicar no botão verde de Zoom da janela. A maioria dos aplicativos possui um menu Janela (Windows) com um comando de Zoom ou Zoom na Janela (Zoom Window), mas nenhum atalho no teclado. Determine o mesmo atalho para ambos os comandos para cobertura completa. A partir de nossa experiência, o comando “Control+Shift+Z” é o com menor probabilidade de entrar em conflito com comandos relacionados a Zoom ou tarefas de Desfazer (Undo) nos aplicativos.

5atalhosmac02.jpg

Com atalhos universais, você pode navegar rapidamente por uma caixa de diálogo a partir do teclado

3.Janelas minimizadas

Vários aplicativos da Apple possuem uma única janela ou uma única janela principal (como iPhoto, Font Book, iTunes, iCal, Address Book, e Mail). Se você minimizar a janela antes de sair do programa, quando voltar não haverá nenhuma janela em exibição. Você pode lembrar de atalhos de teclado específicos do aplicativo para recuperar a janela ou selecioná-la a partir do menu Janelas. Ou criar um único atalho que “desminimize” a janela principal em qualquer um desses apps. Essa configuração exige um pouco de trabalho porque o comando no menu Janelas de cada programa é diferente. No painel Atalhos de Teclado, selecione o nome do aplicativo (em vez da opção Todos os Aplicativos) a partir do menu Aplicativos. Digite o nome da janela (no Mail, é Visualizador de Mensagens/Message Viewer; no iTunes é iTunes; no iCal é iCal; e por aí vai) no menu Título do Menu, e a mesma combinação de teclas para cada um deles (aqui usamos “Control+W”, por exemplo).

4.Abra e troque aplicativos

Você não precisa de um aplicativo de terceiros, como o LaunchBar ou o QuickKeys, para abrir e mudar para um aplicativo por meio do teclado. Uma vez que os atalhos funcionam nos submenus, você pode assinalar um atalho de teclado para um programa no submenu Itens Recentes (Recent Items), que geralmente é pouco visto. O atalho só funciona se o aplicativo está listado no menu, por isso vá até o painel Preferência Geral (General Preference) em Preferências de Sistema e até Número de Itens Recentes (Number of Recent Items) pelo menos até o número 20 para que o aplicativo não seja “nocauteado” do menu à medida que você trabalha em outros programas. (Apesar de outros atalhos serem praticamente instantâneos, a mudança para a lista Itens Recentes pode levar entre 20 e 30 segundos, por isso seja paciente.)

Dica bônus: como o nome do atalho precisa corresponder exatamente ao item do menu, você encontrará problemas se mudar as suas Preferências do Finder (Finder Preferences) para Mostrar Todas as Extensões de Nomes de Arquivos (Show All Filename Extensions) – no painel avançado. Se o seu atalho é definido para “Mail” e depois for listado como “Mail.app”, o atalho não funcionará. A solução é criar dois atalho, um para o Mail e outro para Mail.app, e fornecer aos dois o mesmo comando acionador no teclado.

5.Acesse pastas recentes

Se você retorna repetidamente a determinadas pastas no Finder, o submenu Pastas Recentes (Recente Folders) pode ser uma grande ajuda. Assinalar um atalho no Finder para uma pasta geralmente utilizada que aparece aqui é conveniente, mas dificilmente uma opção global. No entanto, configurar um atalho para a pasta nas caixas de diálogo Abrir e Salvar quando a pasta está listada no menu (como parte do caminho atual para a pasta ou em Locais Recentes/Recent Places). Como a lista Pastas Recentes é muito curta (você não pode aumentar o número em Preferências Gerais), isso funciona apenas para pastas que você acessa frequentemente – mas são essas que precisam de atalhos. E, sua milhagem pode variar porque alguns aplicativos possuem complicações para suportar esse recurso.

5atalhosmac03.jpg

 Configure um atalho para um nome de pasta e ele aparecerá na lista de Pastas Recentes (Recent Folders)

Saiba mais

Para encontrar candidatos a atalhos globais, verifique o menu Apple e seus submenus. Configure atalhos para Prefências de Sistema, ou para a App Store. Outro grande candidato para atalhos de teclado globais é o submenu Serviços (Services), uma vez que muitos serviços são compartilhados entre aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail