Home > Dicas

Cinco dicas para aproveitar melhor a Visualização Rápida do Mac OS X

Conhecido por permitir a visualização de arquivos sem precisar abrir aplicativos, recurso Quick Look pode oferecer muito mais; usos incluem preview no Mail, iTunes e Lixo

Macworld / EUA

16/02/2012 às 16h45

Foto:

O recurso Quick Look (Visualização Rápida) do Mac OS X te permite visualizar os conteúdos de um arquivo ao selecioná-lo no Finder e então apertar a barra de espaço. Não é preciso esperar o arquivo abrir em um aplicativo – ele aparece imediatamente, para que você possa olhar um número ou data, ou simplesmente ver se esse é o arquivo que quer. Ler arquivos de texto, RTF, documentos Word, planilhas do Excel, e documentos PowerPoint. Dar uma olhada rápida em arquivos do Pages, Numbers e Keynote. Reproduzir vídeos, em muitos formatos, e até mesmo ouvir arquivos musicais. Mas por mais útil que seja tudo isso, o Quick Look pode fazer ainda mais:

1.Visualize múltiplos arquivos com o Quick Look

Se você selecionou um arquivo no Finder e o visualizou com o Quick Look, também é fácil verificar outros arquivos na mesma pasta. Apenas aperte as teclas de setas. Se estiver na List View (Visualização de Lista) ou Column List (Visualização de Coluna), aperta as setas para cima ou para baixo para visualizar outros arquivos. Se você está no Icon View (Visualização de Ícones), pode mover para cima e para baixo, mas talvez precise usar as setas laterais para ver os itens de outras colunas. Usando essa técnica, você pode “passear” por uma pasta inteira de arquivos ao selecionar o primeiro, apertar a barra de espaço, e então usar as setas do teclado para ver o restante.

2.Veja mais do que apenas a primeira página

Quando você abre um arquivo de várias páginas com o Quick Look, pode descer a barra de rolagem para visualizar o documento inteiro. Por exemplo, se selecionar um arquivo PDF e apertar a barra de espaço, a primeira página aparecerá juntamente com thumbnails (miniaturas) de outras páginas em uma barra lateral à direita. Para ler essas páginas, use seu mouse ou trackpad para clicar neles, ou aperte os botões Page Up ou Page Down para movê-los. (Se estiver em um laptop, terá de usar as setas para cima e para baixo para fazer a mesma coisa.) Isso também funciona com documentos criados com os softwares Pages, Numbers, e Keynote, da Apple, assim como com Word, Excel e PowerPoint, da Microsoft.

quicklookmac01

 Ao visualizar um arquivo de várias páginas com o Quick Look, clique nos thumbnails à direita para ver páginas diferentes

3.Preview de anexos no Mail

Se você receber uma mensagem de e-mail com um arquivo anexo no Mail (e o OS X puder ler esse anexo), pode clicar no botão Quick Look próximo ao canto superior direito da mensagem para visualizá-lo.

Caso tenha mais de um anexo, aparecerão setas no canto superior esquerdo da janela do Quick Look; clique em uma delas para ver o anexo a seguir ou o anterior. Você também verá um botão Open With Application Name (Abrir com Nome do Aplicativo), que te permite escolher abrir o arquivo que estiver vendo no aplicativo designado. (No Mac OS X Lion, você verá essa opção na maioria das situações em que usar o Quick Look).

Quando tiver terminado de visualizar seu anexo, pressione a barra de espaço, ou clique no botão de Fechar (com um “X”) para fechar a janela do Quick Look.

4.Olhe mais de perto para os resultados do Spotlight

Se você usa o Spotlight para buscar arquivos no seu Mac, pode acessar uma espécie de opção do Quick Look quando estiver olhando para seus resultados. Passe o cursor sobre o resultado da busca para ver o conteúdo do arquivo. Por exemplo, passe sobre uma página web para ver como ela é; passe sobre um arquivo de música ou vídeo, então mova seu cursos pela tela e clique no botão de seta para reprodução; passe sobre um documento Word para ver seu conteúdo.

quicklookmac02

Passe o cursor sobre um resultado no Spotlight para ter uma visualização rápida de uma página web do seu histórico 

5.Visualize itens do iTunes sem interromper sua música

Apesar de você não poder usar o Quick Look no iTunes – selecionar um item e pressionar a barra de espaço para reproduzi-lo – há uma maneira de acessar um recurso parecido com o Quick Look no programa. Usando o script “Have a Quick Look Apple”, de Doug Adams, você pode visualizar PDFs e arquivos sample de músicas sem precisar fechar a faixa que está sendo reproduzida. Você também pode visualizar previews de vídeos. Apenas selecione um item no iTunes e acesse o script a partir do menu Script (marcado com um ícone de rolagem).

6.Veja o que há na sua lixeira

Você coloca alguns arquivos no Lixo, mas agora você está começando a questionar se livrou-se de algo importante por engano. O OS X não te permitirá abrir arquivos no Lixo, por isso você pode pensar que precisa copiar tudo para outra pasta e verificar tudo lá. Não é precisso fazer nada disso. Selecione os arquivos e aperte a barra de espaço para visualizá-los com o Quick Look. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail