Home > Dicas

Cinco dicas para deixar o iPhoto muito mais rápido

Com o tempo, o gerenciador de imagens vai ficando cada vez mais lento; reduzimos de 11 para dois segundos o tempo de abertura do programa

Macworld / EUA

13/05/2010 às 12h28

Foto:

Se você acah que o iPhoto está devagar, quase parando, veja abaixo algumas dicas que tornam o programa mais rápido. Antes de mais nada, recomendamos que seja feito um backup de todas as imagens caso algo saia errado.

1. Reconstrua a biblioteca do iPhoto
Com o tempo, o banco de dados do iPhoto pode acumular muita tranqueira que afeta  o desempenho do software. A reconstrução da biblioteca funciona como uma faxina. Em nossos testes, o programa, que antes levava 11 segundos para ser iniciado, passou a demorar apenas dois segundos.

Encerre o iPhoto e pressione as teclas Option e Command para iniciá-lo novamente. Será exibida a caixa de diálogo Rebuild Photo Library. Marque as opções “Rebuild all of the photos’ thumbnails” e “Examine and repair iPhoto Library file permissions”. Terminada esta etapa, feche o iPhoto. Abra-o novamente e verifique se ficou mais rápido.

151183-iphoto-rebuild-library_original.jpg

iPhoto: mudanças turbinam o tempo de abertura

2. Acelerando a rolagem de thumbnails
Ao percorrer as centenas de miniaturas do iPhoto, pode haver um desempenho abaixo do esperado.  Se isso acontecer, basta pressionar a tecla 3. Isso define suas miniaturas em um tamanho padrão médio, em vez  do tamanho personalizado definido no controle deslizante. Para pode diminuir ainda mais, pressione a tecla 0.

3. Atalhos de teclado
Quando o usuário estiver treinado e acostumado com o iPhoto, a experiência do usuário se torna mais eficiênte. Os atalhos de teclado são perfeitos para economizar tempo. A combinação Command direito + “ ] ”, por exemplo, acelera o processo parea edição de texto do campo Information. Para ver a lista completa de atalhos, abra o iPhoto, vá ao menu Help e escolha Keyboard Shortcuts.

4. Adicione mais RAM
O iPhoto requer no mínimo 512 MB de memória RAM instalada, mas a recomendação é de 1 GB. Não vai ficar tão rápido quanto um computador que tenha 4 GB de memória RAM instalada, mas você deve sentir boa diferença. Sem falar que tudo no seu Mac ficará mais rápido com mais memória RAM.

5. Limpe o banco de dados
Esta é uma técnica avançada. É preciso abrir o Terminal para chegar ao banco de dados SQLite. Execute o código:

cd ~/Pictures/”iPhoto Library"

Feito isso, execute a seguinte linha de comando:

for dbase in *.db; do sqlite3 $dbase "vacuum;"; done

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail