Home > Dicas

Cinco dicas para facilitar o uso do Excel no Mac

Como personalizar classificações, navegar mais rapidamente pelas células e forçar quebra de linha. Confira estes e outros truques para lidar melhor com suas planilhas

Macworld/EUA

24/08/2009 às 16h14

Foto:

Esteja você usando o Microsoft Office Excel 2008 ou 2004 para Mac, deve precisar de algumas dicas para facilitar as tarefas diárias no uso do software. Reunimos cinco de nossos truques favoritos para o Excel.

1- Personalizar classificação

Na hora de organizar os dados no Excel, seja por ordem crescente ou decrescente, o programa oferece apenas modos de classificação para datas, números e textos. O problema é que, em alguns momentos, você talvez precise de outro método de classificação. Por exemplo, você tem o consumo de energia de sua casa em todas as estações do ano e deseja que a primeira opção que apareça na lista seja a de “Outono”. Como fazer isso sem que as estações fiquem em ordem alfabética: Inverno, Outono, Primavera e Verão?

Para criar uma classificação própria, selecione o conteúdo que será utilizado, vá até as preferências do Excel e clique em Listas personalizadas. Clique no botão Importar e dê um Ok. Para usar sua classificação personalizada, selecione a coluna ou área que deseja classificar, clique no menu Dados, e em seguida Classificar. Clique em Opções para escolher sua lista personalizada a partir do menu suspenso.

2- Navegar pelas células com o teclado

Inserir dados no Excel exige bastante tempo. Economizar uma mínima fração de segundo para cada tarefa pode ser um bom ganho. Um dos principais fatores que fazem o usuário perder tempo no Excel é na hora de mudar de célula para inserir a próxima informação.

Se você estiver usando uma tabela com muitas linhas e colunas, experimente avançar para a próxima célula à direita apertando a tecla Tab. Quando todos os dados forem inseridos na linha, pressione Enter e a próxima célula marcada estará alinhada com a primeira da linha anterior. Experimente também os conjuntos Shift+Tab e Shift+Return.

3- Forçar quebra de linha

A função de quebra de linha automática está escondida, mas funciona perfeitamente. Clique no menu Formatar, Células. Vá até a guia Alinhamento e marque a opção Quebrar texto automaticamente.

O único problema é que a quebra de texto não será da forma que você determinar. O Excel quebrará o texto no limite do tamanho da célula. A frase “1º semestre de 2008” poderá ficar “1º semestre de / 2008” e não “1º semestre / de 2008”. Para que os dados sejam forçados a descer para a linha abaixo, dê um Control+ Option+Return antes da palavra.

4- Trocar cores básicas
Seu documento pode ficar bem mais atrativo se você usar uma bela combinação de cores. Infelizmente, a paleta de cores do Excel vem padronizada com tons berrantes que podem causar um efeito negativo na sua planilha. No entanto, há a opção para adicionar cores novas à paleta, incluindo pacotes de cores temáticas, como mostra a imagem abaixo.

color_palette2_original.jpg

Você pode alterar as cores fortes do Excel (à esq) por outras do pacote temático (à dir)

Para usar cores de um determinado tema, abra a paleta de formatação e expanda o painel temático. Busque por um tema interessante e faça com que apareça no painel. Para alterar uma cor da paleta, vá às preferências do Excel e clique em Cores. Selecione a cor que deseja modificar e clique em Modificar. Escolha a nova tonalidade ou use o conta gotas para copiar a cor de algum tema que apareça no painel.

5- Criar cores para linhas alternadas

O uso do recurso de formatação condicional pode ser um excelente modo para colorir suas tabelas alternando cores a cada linha. Nós utilizaremos a função MOD para identificar se a linha é ímpar ou par, e aplicar diferentes cores em cada uma delas.

Selecione a área que deseja colorir, clique no menu Formatar, Formatação Condicional. Na primeira opção marque “A função é” e digite o código: =MOD(ROW(),2)=0 (para identificar linhas pares). Ainda na tela da formatação condicional, clique no botão Formatar para definir uma cor de preenchimento de célula. Após definir uma cor, clique no botão Adicionar para criar uma nova condição. Insira o código: =MOD(ROW(),2)=1 (para identificar linhas ímpares) e escolha uma nova cor para contrastar com a anterior.

double_stripe_386.jpg

Use a formatação condicional para colorir linhas alternadas

Como o Excel não oferece boas opções de cores, use a dica anterior para adicionar um conjunto de cores mais agradável e tenha um bom trabalho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail