Home > Dicas

Cinco dicas para usar melhor o PowerPoint no Mac

Faça bonito nas apresentações com truques que permitem inserir movimentos em imagens, converter texto em diagramas e destacar informações

Macworld/EUA

21/08/2009 às 16h38

Foto:

Popular no mundo dos PCs, o PowerPoint, da Microsoft, também está disponível para Macs, no pacote Office. Para quem ainda não conhece, sua função é criar apresentações em slides de projetos. Graças à  recente atualização do Office 2008 Service Pack 2, novos recursos foram incorporados, tornando o aplicativo mais útil.

Depois do sucesso de cinco dicas para Word, os editores da Macworld dos Estados Unidos oferecem cinco truques úteis para que suas apresentações fiquem cada vez melhores no PowerPoint.

1- Escreva no Word

Antes de começar a brincar com o layout, transições de slides e efeitos de animação, organize o conteúdo da apresentação em uma página do Word. Crie um documento em branco e altere a visualização do conteúdo por tópicos. Para isso, clique no menu Exibir, Outline.

Escreva a sua apresentação como se estivesse digitando os tópicos no PowerPoint. Separe o conteúdo por níveis e o Word aplicará automaticamente os números de título para cada segmento de texto. Quando você precisar inserir as informações em um novo slide, pressione Enter. Apertando as teclas Shift+Tab, você irá alterar o nível em que os dados serão inseridos.

Quando estiver pronto, clique no menu Arquivo, vá em Enviar para e escolha PowerPoint. Agora é a hora de começar a formatação do design. Clique no menu Formatar, em seguida escolha Design do slide e use sua criatividade para deixar a apresentação bonita.

2- Faça objetos voarem

O Service Pack 2 do Office 2008 adicionou o recurso de criar traçados personalizados e fazer com que objetos se movimentem sobre ele. A imagem abaixo mostra um exemplo dessa animação com um avião sendo ligado por uma linha entre um ponto inicial e outro  final.

ppoint-tips-img01.jpg

Início do trajeto é indicado por uma seta verde e termina na seta vermelha

Para fazer o mesmo, selecione algum objeto e clique na aba Personalizar Animação na paleta de formatação. Clique em Adicionar efeito e escolha a trajetória de animação que mais lhe agrada. Na opção Rabisco, é o usuário que desenha o trajeto que o objeto irá percorrer. Quando a apresentação for iniciada, o objeto se moverá automaticamente.

Quer mudar o caminho? Clique com o botão direito do mouse sobre o trajeto e selecione Editar pontos. Guias de movimento aparecerão no decorrer da linha para alterar a trajetória. Depois de feitas as modificações, o Power Point deixa que você controle a duração da animação, bem como o instante em que ela irá começar.

3- Faça diagramas

Com o recurso SmartArt do Power Point, nunca foi tão fácil converter seu texto em diagramas. Para criar um a partir do zero, clique no menu Inserir e em seguida vá em Gráfico SmartArt. Escolha o estilo que mais lhe agrada e digite as informações nos gráficos.

ppoint-tips-img02.jpg

O recurso de diagramas SmartArt pode ser personalizado e deixar sua apresentação com um visual bacana

Também é possível converter seu texto pronto em um diagrama. Para isso, selecione o conteúdo que deseja converter e escolha a opção que preferida nos modelos dos Gráficos SmartArt.

4- Controle de animação

Há momentos na apresentação em que o foco do público deve se voltar para um determinado ponto. São várias formas que o Power Point oferece para você fazer isso. Durante a apresentação, experimente pressionar a tecla B para escurecer a tela ou a letra W para clareá-la. Pressionando novamente a tecla, a apresentação voltará ao normal.

Se houver a necessidade de apontar para algo na apresentação, você pode usar um apontador de laser ou, se preferir, baixar o software gratuito OmniDazzle. Com ele você pode clarear pontos da tela, fazer anotações ou mesmo ampliações.

ppoint-tips-img03.jpg

O programa OmniDazzle oferece várias opções que ajudam na hora da apresentação

Outra opção para chamar a atenção do público na apresentação é usar o Apple Remote. Mas certifique-se que nenhum espertinho estará com um dispositivo semelhante durante a apresentação. Aproxime o controle do sensor infravermelho do Mac em uma distância de quatro centímetros e pressione e segure os botões Menu e Next/Fast-forward por cinco segundos para "pareá-lo" com o Mac.

5- Esteja sempre pronto para apresentar

Tenha sua apresentação disponível a qualquer momento. Quando finalizar o projeto, faça uma cópia dos slides para o iPhoto. Dessa forma, você poderá ter as imagens à disposição em qualquer lugar com um iPhone ou iPod touch.

Clique no menu Arquivo, Enviar para e escolha iPhoto. Digite um nome para o álbum de fotos e marque para que as imagens sejam salvas no formato JPEG ou PNG. Não esqueça de sincronizar o álbum com o aparelho.

Para evitar problemas, tenha o arquivo também em algum site de apresentação de slides. O SlideShare é um boa opção. O serviço é gratuito e a apresentação é convertida no formato Flash. Outro recurso permite que usuários divulguem seu trabalho incorporando-o em seus próprios sites.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail