Home > Dicas

Cinco dicas para facilitar o uso do Word no Mac

Teclas de atalho e códigos para converter estilos e tabelas estão entre os truques para ganhar tempo no processodor de textos da Microsoft

Macworld/EUA

18/08/2009 às 14h48

Foto:

Se você é um usuário frequente do Microsoft Word, sabe como são importantes teclas de atalho e dicas para ganhar tempo. Os editores da Macworld americana selecionaram cinco dicas práticas para você personalizar o processador de textos.

1 – Aplicar estilos rapidamente

Clique no menu Ferramentas e, em seguida, escolha Personalizar teclado. Na lista Categorias, à esquerda, procure por Estilos. Em seguida, na lista da direita aparecerão todos os estilos disponíveis para o seu documento. Escolha o estilo de sua preferência e logo após vá até Pressione a nova tecla de atalho. Tome cuidado para não repetir atalhos já existentes. Clique em Ok para aplicar o atalho.

2- Evite confusão criando cabeçalhos nas tabelas do seu documento

Quando trabalhamos com tabelas gigantescas, que se alongam em várias páginas, as chances de você se confundir sobre qual tabela está mexendo são grandes. Nada mais fácil do que identificar cada tabela com um cabeçalho em seu início a cada página.

Adicione um cabeçalho na primeira célula de sua tabela. Em seguida, selecione todo o cabeçalho e clique no menu Tabelas. Escolha Repetir linhas de título e o cabeçalho da tabela se repetirá no início de cada página em que a tabela se estender.

3- Cole textos no estilo correto

Se você copia vários textos da internet, deve ter percebido que eles chegam ao Word com toda a formatação original. É chato ter que configurá-lo para ficar no padrão do seu trabalho. Para receber o texto sem formatação, você terá que clicar no menu Editar e em seguida Colar Especial.

Que tal fazer um atalho para acelerar esse processo? Para isso, temos que criar um Apple Script.

Abra o Editor de Roteiros (Aplicações/AppleScript folder) e digite o código abaixo.

tell application "Microsoft Word"
    tell selection
        try
            set theClip to Unicode text of (the clipboard as record)
            type text text theClip
        end try
    end tell
end tell

Salve esse script com o nome Paste Plain Text\smV.scpt , e deixe o arquivo no formato Roteiro (o smV significa que o comando será ativado com as teclas Shift-Command-V). Armazene o arquivo no diretório Users/username/Documents/MicrosoftUserData/Word Script Menu Items. O script deverá aparecer no menu de scripts do Word logo em seguida.

4- Desative a autocorreção do Word

O Word tem uma função que corrige automaticamente algumas palavras digitadas, como o caso de “xave” por “chave”. Mas é possível desativar esse recurso, pois diversas vezes a correção, ao invés de ajudar, atrapalha. Por exemplo, se você digitar 1/2, o Word corrigirá para um caractere especial de um número fracionário.

Para desativar, vá no menu Ferramentas e depois em Autocorreção. Em seguida, você terá uma lista de opções que poderá definir da maneira que desejar. Se você desmarcar todas as opções, a ferramenta estará desabilitada.

wordtips-tela.jpg

Desmarque as opções que achar necessário para configurar o recurso de autocorreção do Word

5- Converter textos para tabelas

Caso você tenha uma lista de nomes que precisa ser convertida em tabela, o Word pode fazer isso com um único comando, sem precisar criar uma nova tabela e copiar todo o conteúdo para dentro dela. Selecione o texto que você deseja converter. Clique no menu Tabela, Converter e, em seguida, Converter texto em tabela. O Word vai preparar uma tabela com cada nome em uma linha diferente.

Para adicionar mais informações na tabela, posicione o ponteiro do mouse sob o início da coluna e espere que o ponteiro se transforme numa seta para baixo. Dê um clique para selecionar a coluna completa. Logo após, clique no menu Tabela, Inserir e Coluna à esquerda ou à direita.

Se o texto contiver mais informações como, por exemplo, número de telefone, faça com que essas informações adicionais estejam isoladas por um separador, pressionando a tecla Tab. Em seguida, converta o texto em tabela que cada informação ficará na sua devida coluna.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail