Home > Dicas

Cinco dicas para novos donos de iPhone

Você acabou de comprar seu iPhone e já domina os principais aplicativos. Veja cinco dicas para virar mestre do seu aparelho.

Dan Moren, Macworld/EUA

09/01/2009 às 11h20

Foto:

Você acabou de comprar seu iPhone 3G novinho em folha e está maravilhado ao navegar na web, checar seu e-mail e ver direções nos Mapas. Mas existem alguns recursos que passam batido após o entusiasmo inicial. Então, vamos a eles, que também funcionam no iPod touch:

1) Escolha uma letra, qualquer letra: o teclado na tela do iPhone leva algum tempo para se acostumar, mas também é bastante versátil, com mais de 20 distintos idiomas. Às vezes você precisa subverter as regras ortográficas e escrever uma palavra com trema, por exemplo. Para inserir acentos e outros caracteres especiais, pressione a tecla da letra por alguns segundos – para conseguir um quase extinto ü, pressione ‘u’ e um menu de caracteres especiais irá aparecer. Deslize o dedo para escolher o certo. Dica bônus: essa técnica funciona também com a tecla “.com” do Safari. Pressione-a e terá outras opções, como .org, .net e .edu.

iphonetips-acentos

2) O botão de início. Esse é um dos poucos botões físicos do iPhone. Clicar nele irá te levar sempre para a página inicial do iPhone, não importa se você estiver usando um aplicativo ou navegando na sexta página de aplicativos para o iPhone. Vá a Ajustes | Geral | Botão de Início, você escolhe uma opção de duplo clique no botão (uma para trazer seus contatos favoritos ou abrir um controle do iPod). E se algum aplicativo travou, você pode fugir dele ao pressionar o botão Home por uns seis segundos.

iphonetips-botaohomeduplo

3) Tire uma foto. Algumas informações que você acessa no iPhone precisarão ser revistas em um momento posterior, ou você apenas quer compartilhar aquilo com outra pessoa. Aplicativos como o Safari permitem enviar links por e-mail, mas muitos outros não têm essa opção. Mas existe um meio de contornar isso: tire uma foto da tela ao pressionar o botão de início e o de Repousar/Despertar simultaneamente. A tela irá piscar e a imagem capturada vai aparecer no aplicativo de Fotos. Dali você pode enviar por e-mail ou guardar para referência.

4) Arrume a bagunça:
Você pode organizar a tela inicial do iPhone de acordo com suas preferências. Ao tocar e segurar qualquer ícone de aplicativo, todos os ícones começam a balançar na tela. Nesse modo, você pode arrastar e soltar os ícones pelas páginas e até para o dock inferior do aparelho. Nesse modo “dançante”, você pode apagar qualquer aplicativo de terceiros (aqueles que não vêm com o iPhone) ao tocar no pequeno X que aparece no canto de cada ícone. Quando terminar de organizar/apagar, toque no botão de início para travar as posições.

iphonetips-shake

5) Configurações desaparecidas: Aplicativos de terceiros instalados no iPhone seriam excelentes se todos permitissem alterar suas configurações direto no programa, mas você não encontra como desligar o som daquele game legal. Isso ocorre porque a Apple pede aos desenvolvedores que coloquem suas configurações junto aos Ajustes do iPhone. Nem todos fazem isso, mas vale checar os Ajustes do iPhone antes de xingar o desenvolvedor.

iphonetips-settings

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail