Home > Dicas

Cinco dicas para personalizar a barra Dock

Altere a aparência da área de programas no Mac, para que ela se adapte melhor ao seu jeito de trabalhar

Macworld/EUA

08/03/2010 às 12h39

Foto:

A barra Dock facilita a vida dos usuários de Mac, com atalhos para executar programas, mover arquivos para o Lixo, abrir downloads e muito mais. Algumas pessoas a preferem posicionada na lateral esquerda do monitor, outras, na parte inferior. Há também os que preferem ocultá-la. Confira, a seguir, cinco dicas para personalizar a aparência da barra Dock do seu Mac.

1. Esconda o Dock
Uma das melhores coisas do Dock é a prontidão dos ícones para abrir programas, ou mover arquivos para o Lixo. Mas precisamos ver essas opções o tempo todo? É possível ocultar o Dock clicando com o botão direito do mouse sobre o tracejado no canto direito da barra e escolher a opção Ativar Ocultação. Sempre que precisar visualizá-la, arraste o mouse para a borda da tela que o Dock vai aparecer. Você vai ganhar mais espaço na tela e os ícones não vão distraí-lo.

146805-dock_menu_188.jpg

Barra Dock pode ser ocultada

2. Mova o Dock
Que tal usar o espaço nas laterais do monitor, em vez de utilizar a parte inferior? O Dock pode ser posicionado nos cantos direito e esquerdo, bem como na parte inferior, por padrão. Clique com o botão direito do mouse sobre o separador tracejado e vá para Posição na tela e, em seguida, escolha direita ou esquerda.

3. Simplifique a aparência do Dock
Se você mover o Dock para o lado esquerdo da tela, perceberá que a aparência 3D, aplicada no modo inferior, ficará opaca em 2D. Quer manter essa aparência menos chamativa para a parte inferior também? O truque está na linha de comando abaixo. Abra o Terminal (em Aplicativos, Utilitários) e cole a seguinte linha:

defaults write com.apple.dock no-glass -boolean YES; killall Dock

Pressione Enter. O Dock usará o efeito 2D mesmo estando posicionado na parte inferior da tela. Para voltar ao modo 3D, execute a mesma linha de comando, no entanto troque a palavra YES por NO.

146805-2d_dock_586.jpg

Comando muda aparência para 2D quando o Dock estiver posicionado na parte inferior da tela

4. Organize o Dock
Para facilitar a procura por determinado ícone no Dock, você pode adicionar alguns espaços entre eles com separadores. Para fazer isso, execute o seguinte comando no Terminal:

defaults write com.apple.dock persistent-apps -array-add '{tile-data={}; tile-type="spacer-tile";}' ; killall Dock

O separador será inserido entre os ícones dos aplicativos. Você pode arrastá-lo para uma outra posição de sua preferência. Execute o comando novamente para inserir um segundo separador.

Para inserir um separador entre os documentos abertos, no canto direito do Dock, execute o comando abaixo:

defaults write com.apple.dock persistent-others -array-add '{tile-data={}; tile-type="spacer-tile";}' ; killall Dock

Se quiser remover os separadores, basta clicar sobre eles e arrastá-los para fora do Dock.

5. Exiba programas ocultos

Aqui está outro recurso escondido para personalizar o Dock que pode ser ativado por meio de um comando no Terminal. Quando temos vários programas abertos, podemos ocultar as janelas com o atalho Command+H para ganhar espaço. Normalmente, o Dock não mostra quais programas estão ocultos, mas com o comando abaixo, eles ficam transparentes.

 

defaults write com.apple.dock showhidden -bool true ; killall Dock

Os ícones continuarão funcionando como antes, mas agora você será capaz de detectar rapidamente quais programas estão escondidos.

146805-dock_dim_386.jpg

Ícones transparentes mostram quais janelas estão ocultas no sistema

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail