Home > Dicas

Cinco ferramentas para solucionar problemas no Mac OS X

Recursos disponíveis no sistema operacional permitem diagnosticar e resolver problemas que incomodam os usuários

Ted Landau – Macworld/EUA

21/05/2009 às 11h12

Foto:

Quando algo parece estranho no Mac, o Utilitário de Disco (disponível em Aplicativos/Utilitários), com seu recurso de primeiros socorros, costuma ser uma boa escolha para resolver os problemas. Infelizmente, muitos deles não podem ser resolvidos com apenas com esse recurso. Nesses casos, outros programas de diagnóstico podem ser a salvação. Aqui estão outros que utilizamos com frequência:

Painel de preferências e Utilitário de Rede
Se você está passando por problemas de conexão com a Internet em seu Mac, a primeira parada deve ser o painel de preferências de Rede (clique no símbolo da maçã no alto de sua tela, à esquerda, selecione Preferências do sistema e escolha Rede). Na tela que surgir, clique no botão Obter auxílio. Depois, escolha Diagnóstico e siga os passos apresentados para identificação do problema. Se isso não for suficiente para resolver o problema, tente o Utilitário de Rede (o caminho é Aplicativos/Utilitários).

utilitarios390
Pasta de utilitários do sistema: várias ferramentas que podem ajudar o usuário a resolver problemas

Monitor de Atividade
Quando você tiver problemas com a lentidão do seu Mac, vá no Monitor de Atividade (Aplicativos/Utilitários). Este programa lista todos os processos abertos, incluindo aplicações em segundo plano, que não aparecem no Finder.

Verifique a coluna CPU. Se alguma aplicação estiver com um nível muito elevado, pode ser a fonte da lentidão. Se for um aplicativo que pode ser fechado com segurança, marque-o e clique em Encerrar Processo. Caso contrário, se não houver nada que você possa fechar, ou algo desconhecido, reinicie seu computador.

Console
Com o Console, também disponível em Aplicativos/Utilitários, você não conseguirá resolver problemas, mas com um pouco de determinação, ele ajuda a descobrir qual aplicação precisa de correção. Verifique a lista de registros e os logs de sistemas. Aqui você pode ver o nome das aplicações abertas, juntamente com alguma mensagem de erro. Feche essas aplicações. Se o problema persistir, você saberá onde concentrar suas forças para solucioná-lo.

Visão do Sistema
Na pasta de Utilitários você também encontra a ferramenta de Visão do Sistema.  Ela oferece grande riqueza de detalhes sobre o status de hardware e software instalado. Quer uma verificação rápida para ver se a memória RAM de seu Mac está instalada corretamente? Que tal descobrir se você está usando a versão mais recente do software da impressora? E se seu gravador de DVD pode ler DVDs Dual Layer? Ela responde tudo isso e muito mais. Esses dados podem ser importantes na hora de pedir suporte telefônico, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail