Home > Dicas

Cinco funções do Windows 7 que você não terá no Vista nem no XP

Diferentemente de outros recursos improvisáveis, essas funcionalidades você só vai ver quando fizer upgrade para o novo sistema.

Rick Broida, da PC World / EUA

10/07/2009 às 13h10

Windows7RC_ilustra150.jpg
Foto:

Windows7RC_ilustra150.jpgExistem diversos recursos do Windows 7 que você pode levar para o XP e para o Vista, seja por meio de customizações no sistema operacional que já se tem ou pela adição de aplicativos de terceiros.

Mas isso não é razão para pensar que dá até para abrir mão de considerar - seriamente - migrar para o novo sistema operacional quando ele estiver disponível. Isso porque existem várias funções muito interessantes que você só irá encontrar no Windows 7. Conheça cinco delas:

Device Stage: Enquanto o Vista mal parece reconhecer a presença de webcams, telefones, impressoras e outras periféricos, o Device Stage do Windows 7 trata esses dispositivos como verdadeiras majestades. O sistema operacional dedica uma bela janela de status para cada periférico, de forma que você pode navegar por arquivos, gerenciar mídia e realizar outras tarefas específicas de cada gadget.

device_stage_350.jpg

HomeGroup: Finalmente, a Microsoft promete levar os usuários de seu sistema operacional para fora da rede de casa. Configure uma HomeGroup e adicione PCs e outros dispositivos – e você poderá compartilhar arquivos, impressoras e coisas do tipo, sem muito esforço. Só não dá para entender porque é que a Microsoft precisou de sete versões do Windows para permitir isso.

Leia também:
>> Faça o download do Windows 7 RC  
>> Conheça as novidades do Windows 7
>> Podcast: Ricardo Wagner, da Microsoft fala sobre o Windows 7
>> Implantação do Vista pode facilitar adoção do Windows 7
>> Nas empresas: 5 funções do Windows 7
>> Windows 7: mais rápido, melhor interface e promete mais
>> Em netbooks, Windows 7 é mais rápido que o Vista

Jump Lists: Assim como os turbinados menus de Documentos Recentes, as Jump Lists fornecem acesso rápido a documentos ou tarefas específicos de alguns aplicativos. Por exemplo, você pode clicar com o botão direito no ícone da barra de tarefas do Internet Explorer e escolher um item em uma lista de sites visitados frequentemente ou de tarefas disponíveis (como Nova aba). Depois que você começar a usar as Jump Lists, vai se perguntar como conseguia viver sem elas antes.

rc1_jumplist_450.jpg

Libraries: Quase todo mundo tem documentos, músicas, fotos e vídeos distribuídos por inúmeras pastas pelo PC. As Libraries são pastas especiais no Windows 7 que catalogam todos esses itens sob um único guarda-chuva, independentemente de onde você os armazena de fato em seu disco rígido. E o melhor de tudo é que é muito fácil de compartilhar as Libraries por meio do HomeGroup.

libraries_350.jpg

Wi-Fi com um clique: Diferentemente do Vista, O Windows 7 torna a escolha de uma rede sem fio para se conectar simples e conveniente. Clique no ícone na bandeja de sistema e, na lista que aparecer, escolha um entre os hotspots disponíveis. Você até pode achar gerenciadores terceirizados para o Vista, mas nada tão simples e direto assim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail