Home > Dicas

Cinco funções que o Internet Explorer deveria copiar do Firefox 3.5

Na guerra pelo melhor navegador, quem sai ganhando é o usuário. Por isso, seria ótimo se o IE tivesse essas características.

Jared Newman, PC World/EUA

01/07/2009 às 12h56

IE_Firefox_150.jpg
Foto:

IE_Firefox_150.jpgCom o recém-lançado Firefox 3.5, a Microsoft deve estar revendo alguns conceitos para uma atualização do Internet Explorer 8.

Isso porque o navegador da Mozilla não bate o IE 8 apenas no que diz respeito a ferramentas, mas também no quesito velocidade.

Se desempenho é algo requer uma reengenharia nos motores que turbinam um browser e pequenos ganhos podem levar tempo para serem alcançados, a adição de funcionalidades úteis mostra o quanto a empresa que criou o software se preocupa com sua usabilidade e benefícios que ele traz para os usuários.

Leia também: 
>> Faça o download do Firefox 3.5
>> Com Firefox 3.5, Mozilla reacende a guerra dos browsers
>> Chrome 2, IE 8, Firefox 3.5 e Safari 4: semelhanças e diferenças

Selecionamos cinco funções que estão presentes no Firefox 3.5 e que seria muito bom perder encontrá-las em uma futura versão do Internet Explorer.

Esqueça esse site
Em sua última campanha de marketing a Microsoft fez grande alarde a respeito de seu mode de navegação privativa (ou anônima), que pode impedir o browser de gravar o histórico de navegação.

O Firefox 3.5 possui ferramenta similar, mas vai além com uma função que tende ao esquecimento. Quem já está utilizando o novo navegador da Mozilla pode impedir, por exemplo, que apenas o histórico de determinado site nunca seja gravado.

Para ter acesso a ela, apenas abra o painel do histórico e clique com o botão direito do mouse sobre o site que quer bloquear a gravação e selecione “Esqueça esse site".

Integração de áudio e vídeo
A nova ferramenta HTML 5 permite aos desenvolvedores inserir áudio e vídeo nas páginas da web em formato aberto Ogg Theora. O que isso quer dizer?

Que para executar esse tipo de conteúdo não vai mais exigir que o usuário instale qualquer tipo de add-ons no browser. E para a indústria, nada de pagamente de royalties pelo uso de softwares proprietários.

A Mozilla diz que é a primeira empresa a integrar esta função diretamente no browser, mas em breve outros navegadores também o farão.

Abas independentes
O Firefox largou atrás do Safari e do Chrome nessa fucionalidade. Com ela, usuário pode transformar as várias abas em janelas separads, apenas clicando, arrastando e soltando a aba na área de trabalho.

Com os três grandes browsers tendo suporte a essa função, fica difícil imaginar a Microsoft suportar a pressão e não inserir a ferramenta para arrastar e soltar em seu navegador.

JavaScript mais veloz
Velocidade é o tema principal na guerra dos browsers, e a Mozilla diz que sua nova ferramenta TraceMonkey faz o JavaScript duas vezes mais rápido do que o do Firefox 3. Estimativas recentes colocaram o Firefox 3.5 um pouco mais próximo do Safari, deixando o Internet Explorer 8 comendo poeira (veja imagem abaixo).

firefox_3_5_tela01.jpg
SunSpider: resultados colocam o Chrome como o mais rápido (números em milissegundos)

Recuperação de texto
Se você é fã do Internet Explorer e este artigo o está irritando, seria extremamente desagradável se seu browser fechasse acidentalmente enquanto você estivesse digitando um comentário extenso na página. Se estivesse usando o Firefox 3.5, poderia ter seu texto salvo e recuperado quando abrisse novamente o navegador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail