Home > Notícias

Cinco jogos de futebol para iPad e iPhone permitem fazer sua própria Copa 2014

A Copa acabou neste domingo, 13 de junho, mas a bola pode continuar rolando nos dispositivos móveis graças a esses cinco games para iOS. Escolha o seu

Andrew Hayward - TechHive

13/07/2014 às 15h50

fifa14 extra 520.jpg
Foto:

A Copa do Mundo terminou e o entusiasmo que atingiu o mundo todo com a qualidade dos jogos e as surpresas dos resultados vai fazer com que boa parte de nós olhe de forma melancólica os nossos times e campeonatos locais.

Quando a Taça for entregue e nossos amigos do Twitter pararem de disparar updates segundo-a-segundo, não fique na saudade.  Separamos cinco jogos de futebol para dispositivos móveis, todos com versões para iOS e Android, que prometem preservar o clima de futebol e, para os neófitos que "pegaram gosto" pelo belo jogo, ajudar a aprender suas técnicas e regras.

Para os brasileiros, fica a chance de reviver a Copa 2014 no modo interativo e, quem sabe, terminar o torneio sem carregar o peso de dez gols tomados.

FIFA 14

fifa14 520

A franquia FIFA tem sido uma líder consistente na categoria por mais de 20 anos e suas duas últimas entradas no cenário de games para dispositivos móveis mostram-se também sólidas - embora mover o FIFA 14 para iOS e Android como jogo gratuito com add-ons pagos tenha sito uma grande aposta da EA Games.

Mas você não tem com que se preocupar. Os jogos no modo gratuito oferecem alta qualidade e grande conteúdo e os módulos adicionais pagos são perfeitos para os tradicionalistas e entusiastas do esporte. Todos saem ganhando com os diversos recursos de interação para smartphones e tablets, como o controle que usa o toque na tela para dominar facilmente o chute.

FIFA 14 entrega um simulador de futebol refinado e rico e, no modo Ultimate Team, deixa que você monte seu próprio time coletando cards e dispute contra competidores online. E, claro, também oferece os times oficiais da #Copa2014 com os uniformes e partidas oficiais, portanto aí está a chance de levar o Brasil à forra.

Soccer Showdown 2015

soccershowdown 520

Embora não seja o único jogo móvel de futebol a oferecer disputas de pênaltis online, o Soccer Showdown 2015 (gratuito para iOS) acaba provando que pode ser uma experiência viciante. Diferente do game Perfect Kick, que exige apenas deslizar o dedo para posicionar seu goleiro e bloquear os chutes, o esguio Soccer Showdown gera reações frenéticas na medida em que você move as luvas do goleiro na frente de uma bola em alta velocidade.

É isso que faz uma disputa multiplayer de chutes rápidos tão excitante. Para ser honesto, os controles de chute são um pouco inconsistentes e é muito difícil bloquear chutes fortes nos dois cantos do alto do gol. Mas esses probleminhas são fáceis de ignorar em um jogo gratuito que torna muito fácil achar um oponente online e fazer uma bela disputa de pênaltis.

Pixel Cup Soccer

pixelcup 520

Lançado recentemente, o Pixel Cup Soccer (US$ 1,99 para iOS) troca o modelo realista dos gráficos do FIFA por alguma coisa definitivamente retro. Você circula em alta velocidade pelo campo em movimentos frenéticos, disputas exageradas e dribles frequentes. Considerando a velocidade do jogo, a câmera com zoom não ajuda e até atrapalha na hora de achar seus companheiros de time para fazer passes longos.

Isso posto, é bom esclarecer que se você está procurando uma simulação se futebol metódica esse não é o jogo. Mas garante um bocado de diversão e os gráficos com grandes pixels lhe dão personalidade, mesmo levando em conta que isso limita o design dos personagens. No iPad é possível fazer uma disputa no campo inteiro numa mesma tela, o que permite a rara e ótima oportunidade de jogar com um amigo sem precisar de dois dispositivos.

Football Manager Handheld 2014

footballmanager 520

Se você é daqueles que gosta de futebol pelo lado mais técnico e o seu negócio é atual mais como técnico do que como jogador, desenhando jogadas e estratégias de jogo, possivelmente o Football Manager Handheld 2014 (US$ 9,99 nas versões para iOS - iPhone e iPad - e também para Android) será uma boa escolha.

Nesse simulador da Sega você não entra em campo, mas define a estratégia e coloca seu time na melhor posição para ganhar o jogo no banco do técnico. Isso quer dizer saber fazer substituições corretas e até negociações de jogadores, participar de entrevistas com a mídia e escapar das perguntas difíceis e analisar dados para aprender com os erros do passado. O jogo é complexo e profundo, e não foi feito para amadores que só querem bater uma bolinha. É material para os adoradores de estatísticas e dados.

Flick Kick Football Legendsflickkick

Com uma boa narrativa, estética de cartoon dos anos 70 e jogo em primeira pessoa, o Flick Kick Football Legends, da PikPok (gratuito para iOS e para Android) se diferencia de todos os outros jogos escolhidos, desafiando você a voltar para um clube que perdeu o brilho depois da recente e explosiva morte do seu treinador lendário.

Essa versão é diferente do Flick Kick Football original, que simplesmente oferecia uma série de chutes de pênaltis para disputar, o Legends coloca você em todas as jogadas, seja fazendo um lançamento, chutes diretos ou dribles contra adversários.

O jogo exige destreza nos dedos para deslizadas pela tela na hora certa e em curvas para garantir o sucesso das jogadas. O modo de jogo é simples, mas a história e a interface colorida mantêm a atenção renovada por um bom tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail