Home > Dicas

Cinco motivos para particionar o disco rígido do Mac

Uma partição no HD pode ser a solução para resolver problemas de funcionamento e tornar processos mais simples. Saiba como fazer isso

Macworld/EUA

26/11/2009 às 16h23

Foto:

Quando compramos um novo Mac, encontramos a unidade principal de armazenamento (um disco rígido ou, em alguns casos, um disco de estado sólido) chamado de Macintosh HD. Geralmente uma única unidade é o necessário para a maioria dos usuários, mas novas opções podem ajudar na organização e manutenção do computador - entre outras vantagens. Para quem ainda não conhece, essas novas opções de armazenamento, ou seja, unidades adicionais criadas a partir de um único disco rígido, chamamos de partições. 

Cada partição é identificada no computador como um disco de armazenamento independente e pode ser cria ou formatada sem afetar o conteúdo das demais. Para isso, em Utilitário de Disco (localizado em Aplicativos, Utilitários) existe a opção para dividir (particionar)  uma unidade. Mas, atenção isso geralmente requer que todos os dados salvos nessa unidaes sejam apagados. Ou seja, se pretende fazer isso, vale realizar um backup antes. Para tornar esse processo ainda mais fácil é possível usar softwares específicos, como Drive Genius 2 ou o iPartition, mas eles custam, respectivamente, 99 e 45 dólares.

Para alguns, fazer o particionamento do disco rígido significa desperdício de espaço e até mesmo perda de desempenho. Então, por que devemos fazer esse processo? Leia abaixo cinco bons motivos:

1. Para alternar entre as versões do Mac OS X
Se o seu Mac consegue executar múltiplas versões do OS X, isso é, se você tem um Mac configurado com processador Intel, pode criar novas partições para instalar uma cópia do Tiger, Leopard e Snow Leopard. Isso é bastante útil para executar um dos sistemas operacionais para testes ou mesmo instalar softwares mais antigos. Basta selecionar a opção Discos de Inicialização (localizado em Preferências do Sistema), clicar sobre alguma das partições e selecionar Reiniciar.

2. Para usar o Boot Camp
Se você for usar o utilitário Boot Camp (presente nas versões do Mac OS 10.5 Leopard e superior) para rodar uma copia do Windows no Mac, terá de criar uma partição especial apenas para a instalação do sistema operacional da Microsoft. Infelizmente, o assistente do Boot Camp não irá funcionar caso seu disco já esteja particionado.

utilitario-disco.jpg

Utilitário de disco permite criar partições de maneira simples

3. Para reparar problemas no disco
Se a sua unidade de inicialização está com erros no disco, será necessário executar algum programa de reparo (tal como o Utilitário de Disco) de outra unidade a fim de corrigi-los. A ideia é deixar uma pequena partição extra no computador para possíveis reparos técnicos.

4. Para compartilhar sua biblioteca do iPhoto
Se você quiser compartilhar uma biblioteca do iPhoto entre duas ou mais contas de usuário em um mesmo Mac, terá de movê-la para alguma outra unidade onde a conta do proprietário é ignorada. A sugestão vem da própria Apple.

5. Para gerenciar backups de forma eficiente
Existem duas formas seguras para salvar um backup. A primeira depende da duplicação dos arquivos por meio de algum software específico de backups. A segunda é com o uso de programas que salvam as alterações feitas no computador para restaurá-lo a partir de uma data específica (Time Machine, da Apple, por exemplo). Agora, se você preferir, também pode dividir seu disco rígido em duas partições para duplicar todas as informações alteradas e ter uma cópia fiel de seu sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail