Home > Notícias

Cinco motivos para você ignorar o IE 9 beta e adotar o Chrome

O navegador da Google não só é mais rápido, como dispõe de recursos melhores e mais apropriados para a navegação.

IDG News Service

17/09/2010 às 11h52

Foto:

Na última quarta-feira (15/9), a Microsoft apresentou a primeira versão beta pública do Internet Explorer 9 (IE9), com melhorias em relação à versão anterior. No entanto, acredito que com um olhar sério e livre do fanatismo de alguns, é possível observar que o Chrome não só é mais rápido, como também dispõe de recursos melhores e mais apropriados para navegação. 

Abaixo seis razões que destacam o atual navegador da Google do estágio beta do IE9.

Velocidade 

Uma das principais novidades do novo navegador da Microsoft é a velocidade. Segundo especialistas, ele é mais rápido do que as versões anteriores, embora isso não signifique muito, já que o Chrome é atualmente o navegador mais rápido do mercado. 

Em um teste realizado por Preston Gralla, autor de um texto favorável ao uso do novo beta, o Chrome obteve uma performance 25% superior ao IE9, que pelo menos conseguiu ser melhor do que Firefox 4 beta (FF4). 

Espaço maximizado de tela 

O novo IE9 tem uma interface limpa e claramente herdada do Chrome, característica também adotada no Firefox 4 beta.

No entanto, ambos, o FF4 e o IE9 desperdiçam o espaço acima das guias quando estas são maximizadas. Isso pode parecer um mero detalhe, mas, a medida que cada vez mais usuários mudam para telas de 16:10 ou 16:09 de largura, o espaço vertical se torna mais valioso. 

O IE9 compensa isso, colocando o recurso "One box" que oferece um local único para iniciar e minimizar o espaço que o navegador usa, mas a solução do Chrome de eliminar a barra de título é algo que faz muito mais sentido. 

Múltiplas extensões

 

Especialistas ficaram impressionados com a perfomance dos add-nos ( chamados também de extensões ou complementos) do IE9. No entanto, seria mais útil se houvesse uma grande comunidade de desenvolvedores para este navegador, como o Firefox já possui. 

 

O Chrome, claro, já possui uma rica variedade de extensões, que podem facilitar a navegação na web.

 

Sites visitados

O Chrome suporta jumplists para a maioria dos sites visitados frequentemente, como também das janelas recém- fechadas.

Em outras palavras, clique com o botão direito na barra de tarefas e acesse o item "Nova Guia".  Você é apresentado a dois grupos. Um com os sites mais visitados e o outro com as guias fechadas recentemente, recurso útil caso você queira abrir uma página novamente. 

Google Instant Search na barra de endereços

Quase todo mundo está falando a respeito do Instant Search nos sistema de buscas do Google. Seria possível a gigante de buscas adicionar este recurso também para a barra de endereços. 

Qual é a sua aposta? Será que a próxima versão estável beta do Chrome suportará a funcionalidade? 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail