Home > Dicas

Cinco serviços web da Microsoft que você deveria conhecer e usar

Muitos usuários odeiam tanto a Microsoft que esquecem de ver o que ela faz direito. Descobrimos algumas preciosidades.

Preston Gralla, PC World / EUA

11/03/2009 às 0h03

Windows-live_150.jpg
Foto:

Windows-live_150.jpgQuando se pensa em aplicativos e serviços web, a Microsoft não é a empresa da qual, em geral, as pessoas se lembram. Entretanto, a Microsoft tem feito alguns progressos interessantes incluindo alguns lançamentos que se equiparam e até mesmo são superiores aos que são oferecidos pelo Google, Yahoo e qualquer outra empresa startup da qual você provavelmente nem ouviu falar.

Mas para qual deles a oferta da Microsoft é melhor? Para conferir, experimentamos alguns deles e descobrimos cinco pérolas que valem ser conhecidas.

Nesta pesquisa, uma coisa chamou a atenção: a maior parte dos serviços carregam a marca Live, criada pela Microsoft. É bem provável que a maioria dos usuários fique extremamente confusa com a extensão da família de produtos Live – sem contar que pode até não entender o que esse “Live” quer dizer, ainda mais depois que a Microsoft resolveu deixar as coisas ainda mais confusas, com a introdução do Live Essentials.

Para não restar dúvida: O Windows Live é uma central online de acesso aos serviços e aplicativos Live. Já o Windows Life Essentials é um subconjunto do Windows Live que concentra aplicativos que podem ser baixados pelos usuários, incluindo o Photo Gallery, Movie Maker, Messenger, entre outros.

Windows Live SkyDrive
Por que ele vale a pena? Você obtém 25 GB de espaço para armazenamento online, sem custo nem exigências. É exatamente isso que o Windows Live SkyDrive oferece. Basta criar pastas no site e fazer o upload de arquivos para elas. Você também pode compartilhar qualquer de suas pastas com colegas de trabalho. E sua interface é simples e fácil de compreender.

Mas ele não é perfeito: você não pode usar o SkyDrive como drive virtual – você não o verá no seu PC como um drive; por isso não é possível salvar arquivos diretamente nas pastas do SkyDrive a partir de qualquer programa, como o Office, por exemplo. Mas este é um problema menor.

Skydrive-for_Web.jpg

Não há argumento que derrube tal capacidade de armazenamento, ainda mais quando se leva em conta que nem o Google nem o Yahoo possuem atualmente qualquer serviço parecido. Há rumores de que o Google estaria trabalhando em um serviço similar denominado GDrive.  Já o Briefcase, do Yahoo, proporciona apenas 25MB e está previsto para sair do ar, definitivamente, no final deste mês. Então, por enquanto, o Windows Live SkyDrive é tão bom quanto a capacidade de storage que ele oferece.

Windows Live Sync
Quem tem mais de um PC e quer manter arquivos e pasta entre todos eles em sincronia com toda a certeza vai precisar deste serviço. Depois de baixar e instalar um pequeno aplicativo em cada uma das máquinas, deve ir até a página do Windows Live Sync e informar que pastas e em que PCs devem ser mandidas sincronizadas.

É possível sincronizar pastas pessoais bem como aquelas que são compartilhadas. Toda vez que qualquer dos PCs estiver conectado na web, eles terão as pastas selecionadas automaticamente sincronizadas umas com as outras.

Adicionalmente, é possível se conectar a qualquer dos PCs em sincronia, a partir de qualquer outro computador também parte integrante desta sincronia, e navegar por todo o disco rígido da máquina alvo e copiar arquivos.

Live_sync_for_web.jpg

Note que, diferentemente de alguns serviços de sincronismo gratuitos que vimos por aí, o Live Sync não mantém cópia dos seus arquivos na web: ele funciona apenas como um tubo condutor entre os PCs envolvidos no processo de sincronismo. E ao não envolver qualquer armazenamento online, ele não impõe qualquer limitação do volume de dados que se pode sincronizar. Ah! E também é gratuito.

Live Mesh
Eis aqui um serviço gratuito da Microsoft para pessoas que querem manter seus arquivos na nuvem da internet. Como o Live Mesh é mais poderoso que o Windows Live Sync, ele acaba sendo também um pouco mais complicado de usar.

Live_mesh_2_for_web.jpg

Além de poder sincronizar arquivos e pastas entre PCs, pode-se criar pastas no Live Mesh e fazer com que todos os computadores desejados fiquem em sincronia com o que estiver armazenado nelas .

Com tal facilidade, é posível acessar arquivos e pastas a partir de qualquer computador com conexão web. E ainda é possível obter um controle enorme sobre os mecanismos de sincronismo. Por exemplo, é possível escolher sincronizar apenas arquivos que tenham sido modificados nos últimos 30 dias ou que sejam menores que 500MB.

O Live Mesh ainda permite controlar remotamente qualquer PC que faça parte do seu ‘mesh’. E a Microsoft já anunciou não ter planos de cobrar pelo storage, nem limitar a quantidade de dados que podem ser armazenados no Live Mesh.

Microsoft Office Live Workspace
O Office Live Workspace irá ajudar qualquer um que possua um pequeno negócio ou grupo de trabalho que precisa de uma forma simples de trabalhar de forma colaborativa. Com este serviço, pode-se criar e compartilhar documentos, agendas, listas de tarefas e muito mais.

Office_Live_for_Web.jpg

Pode-se começar criando uma área de trabalho compartilhada. O usuário pode escolher entre 11 áreas pré-definidas – por exemplo: Project Workspace; Meeting Workspace ou Travel Workspace -  ou ainda criar suas próprias.

Cada área de trabalho de trabalho possui templates já construídos para ela, incluindo apresentações PowerPoint, planilhas Excel e documentos Word.

Membros do grupo podem trabalhar em documentos e salvá-os para que outros do grupo possam vê-los e editá-los também. Para editar documentos do Office, é necessário instalar um complemento gratuito do Office; para visualizar documentos, contudo, esse complemento não é necessário.

Por que usar este serviço em vez do Google Docs ou Zoho? Uma grande razão é sua direta integração com o Microsoft Office – pode-se salvar arquivos para a área de trabalho a partir da própria suíte de aplicativos, e também é possível usar os programas que a compõem para editar arquivos que estiverem guardados no workspce. E acima de tudo: os templates são muito melhores do que os encontrados no Docs e no Zoho.

Microsoft's Virtual Earth 3D
Ok. Este não é um serviço web propriamente dito. Trata-se de um aplicação de desktop que trabalha com um serviço web. Mas o Microsoft Virtual Earth 3D é um serviço web muito bom.

Pelo fato de o Google Earth ser o aplicativo dominante nesse segmento, poucas pessoas chegaram a dar uma olhada no produto da Microsoft – e isso é uma pena.

Essa aplicação ‘baixável’ trabalha junto com o Windows Live Maps para fornecer visões 3D excelentes de lugares ao redor do mundo. Por meio de controles muitos simples, o usuário pode navegar pela cidade facilmente.

Também é possível fazer tours guiados que outras pessoas criaram, além de criar seus próprios roteiros. Os roteiros podem ser salvos para uso futuro ou para serem compartilhados com outros usuários.

Virutal_Earth_3D_for_Web.jpg

As imagens são muitos mais ricas e complexas dos que as oferecidas pelo Google. Assim, caso procure uma grande aplicação de mapas 3D, deve experimentar esse serviço. Para usar o Virtual Earth 3D em combinação com o serviço Live Maps, é preciso baixar o Virtual Earth 3D e isso pode ser feito tanto no Windows Live Maps quanto na área geral de downloads da Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail