Home > Dicas

Cinco truques que usam a tecla Control

Esse botão é bastante útil para ativar recursos escondidos nos menus do sistema operacional Mac OS X; saiba como criar atalhos com ele

Macworld/EUA

06/11/2009 às 16h26

Foto:

Popular entre os usuários de Windows, principalmente na hora de fazer o "copiar e colar" (CTRL+C, CTRL + V), a tecla Control também pode ser muito útil aos usuários de Mac. Reunimos algumas formas de ganhar tempo com ela.

Veja também:

> Cinco truques com a tecla Esc

1. Abra uma pasta em uma nova janela
Caso o seu sistema esteja configurado para abrir pastas em novas janelas (em Finder/Preferências), a sua tela pode ficar bagunçada. Com a opção desmarcada (como é por padrão), um duplo clique sobre alguma pasta faz exibir seu conteúdo na janela atual (que substitui o conteúdo da janela anterior). Essa opção deixa seu computador mais organizado, mas quando precisar abrir uma nova janela, dê um duplo clique sobre ela com a tecla Command pressionada.

E para os viciados em teclado? Para abrir alguma pasta com atalhos de teclas, basta pressionar a combinação Command+O ou Command+Seta para Baixo. Já para abrir em uma nova janela, é necessário pressionar a tecla Control junto a combinação. O atalho deve ser Control+Command+O.

2. Abra uma nova janela para a pasta anterior
Ao navegar pelas pastas no Finder, o comando Command+Seta para Cima volta para a pasta anterior. Se você estiver em uma subpasta do diretório Documentos, por exemplo, precisa acessar outra subpasta que está nos Documentos. Com o atalho Control+Command+Seta para cima, você abrirá o diretório anterior em uma nova janela, para visualizar duas subpastas.

Assim como o atalho básico Command+O para abrir janelas, o Control inverte a configuração do sistema e as abre em uma nova janela. Dessa forma, se as preferências do Finder estiverem configuradas para Abrir pastas sempre em uma nova janela, a tecla Control fará com que elas sejam abertas na mesma janela.

3. Obter resumo das informações
Selecione algum item no Finder e pressione Command+I para ver a janela de informações contendo o tamanho e/ou número de páginas de um arquivo PDF, por exemplo. Quer ver o tamanho de vários arquivos juntos? Selecione vários ícones e pressione Command+Control+I para abrir as informações de itens múltiplos. 

4. Repouso, reiniciar e desligar
Você pode repousar, reiniciar ou desligar seu Mac clicando em uma das opções no menu Apple ou apenas pressionando o comando Control+Ejetar para abrir uma caixa de diálogo de Reiniar/Desligar. Em seguida, basta pressionar R para reiniciar, S para Repousar, Enter para Desligar ou Esc para Cancelar.

5. Ir para as preferências do Spotlight
Se você está cansado de navegar por toda a lista da busca realizada no Spotlight até o último item Preferências do Spotlight, pode usar o atalho Control+Seta para baixo. O último resultado da lista será selecionado. Control +Seta para cima selecionará o primeiro item da lista de resultados.

Cuidado: A tecla Control combinada com as setas direcionais pode estar configurada por padrão para alterar entra as áreas do Spaces. Veja se esses atalhos estão ativos, caso contrário, o mesmo não funcionará para o menu Spotlight.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail