Home > Notícias

Cisco demonstra sistema de telepresença para uso doméstico

Solução utiliza set-top-box, microfone e câmera de alta definição em conjunto com as atuais HDTVs existentes no mercado hoje.

IDG News Service

07/01/2010 às 11h59

Foto:

A Cisco Systems quer levar a telepresença para a casa das pessoas. Esta foi a mensagem dada pelo CEO da empresa, John Chambers, nesta quarte-feira (7/1), na abertura do CES 2010, em Las Vegas, Estados Unidos.

Chambers demonstrou como a tecnologia de telepresença da Cisco pode ser utilizada no desenvolvimento de dispositivo voltdo para o consumidor final para colocar soluções de teleconferência ao alcance de todos.

A solução apresentada pela Cisco é composta por um set-top-box, controle remoto, câmera de alta definição e um microfone que devem ser utilizados em conjunto com televisões atuais de alta definição, com a câmera posicionada sobre ela. 

"Gosto de tudo que leve tráfego para as redes [de dados], mas a experiência que esta proposta oferece é única", disse o executivo.  Para demonstrar o poder a solução, o CEO da Cisco fez uma rápida teleconferência com sua mulher. A empresa compreende, contudo, que este tipo de solução pode ser usada para mais do que simples comunicações desta natureza.

Outras aplicações possíveis para o sistema incluem o setor de saúde. A apresentação demonstrou como a telepresença doméstica pode ser conectada  a dispositivos médicos, como um medidor de glicose que avalia os níveis de açúcar em uma pessoa com diabetes. Esses dados podem ser compartilhados com um médico, que pode interagir com o usuário por meio da conexão de vídeo em alta definição.

A companhia também acredita que o sistema possa funcionar na área de serviços, permitindo aos usuários uma conexão com professores, consultores financeiros ou instrutores de todo tipo.

A Cisco promete uma solução de telepresença para usuários finais há anos. Em 2007, por exemplo, chegou a sugerir que uma solução deste tipo chegaria ao consumidor por cerca de mil dólares.

A Cisco não revelou detalhes sobre a data de lançamento do produto nem quanto ele deverá custar, mas deu a entender que seu lançamento será em breve.

Nos próximos meses, a empresa fará testes da tecnologia com duas operadoras - Verizon (EUA) e France Telecom (França), uma das etapas finais para o lançamento comercial da solução.

A empresa não é a única do setor que vê demanda em soluções pessoais de videoconferência de alta definição que podem ser usadas em conjunto com HDTVs.

Esta semana, o Skype anunciou que a nova versão do software para telefonia pela web passa a oferecer o recurso de chamadas de vídeo em HD; além disso, LG e Panasonic têm planos de incluir o aplicativo Skype em futuros modelos de HDTV.

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail